Esse artigo tem a intenção de mostrar como se instala o SpamAssassin para uso doméstico. Não sei se para um servidor o que estou passando é útil, visto que não trabalho com servidores, ainda... :)
PRONTO!!! O SpamAssassin está funcionando em seu KMail!
DICA: Para verificar as mensagens que já estão em sua Caixa de Entrada, selecione todas as mensagem e clique com o botão direito sobre elas. Agora clique na opção "Aplicar Filtro" e em seguida em "Aplicar Todos os Filtros".
O SpamAssassin é muito útil nos tempos de hoje, ainda que os próprios provedores já tenham seus Anti-Spams, muita coisa ainda passa. Não é fácil aumentar o nível de proteção e não sobre carregar o servidor de e-mails... Aqui eu consegui bons resultados.
Uma outra dica muito útil é testar o nível de bloqueio que melhor atende seu emails recebidos é ajustar o nível da detecção de spam conforme o seu uso.
Se um e-mail que é spam passou pelo seu SpamAssassin, acesse os detalhes do cabeçalho do e-mail e veja as linhas que o SpamAssassin adiciona (normalmente as primeiras do cabeçalho).
Uma delas (X-Spam-Status) mostra o nível que o e-mail atingiu e o nível que ele deve atingir para ser considerado spam. É baseado nesse nível de 0.0 à 10.0 que o SpamAssassin bloqueia ou não a mensagem.
Para ajustar o nível você deve alterar a linha "required_score 3.0" do arquivo local.cf.
[5] Comentário enviado por pedemesa em 12/12/2007 - 11:47h
Opa Tarcisio!
Cara, tenta procurar um diretório semelhante, pode ser que você esteja instalando uma versão mais recente que tenha a estrutura de diretórios diferentes desta que descrevi a instalação. Faz bastante tempo que não instalo o SpamAssassin, então pode ter mudado alguma coisa na estrutura.