Vamos instalar o Nagios no
Linux Fedora 8.
Abra o shell do Fedora, o famoso console, e digite o comando:
# yum -y install nagios*
Obs.: O comando acima instala o Nagios com todos seus componentes possíveis e suas dependências, incluindo todos os plugins do nagios e nagios-devel.
Pronto! Nagios e suas e dependências instaladas!
Bem, vi muitos tutorias na net de como instalar o Nagios no Linux pelo código-fonte, mas não pelo yum ou rpm do Fedora. Não vou entrar no ponto de como instalar via rpm, pois esse não é meu intuito. Minha intensão foi ser o mais simples possível em relação a facilidade e a praticidade que o yum tem a oferecer ao usuário em todas as versões Fedora.
Vamos ao que interessa: iniciar o nagios! Digite o comando:
# service nagios start
Ele mostrará pra você a seguinte mensagem:
"Configuration file /etc/nagios/nagios.cfg not found. Exiting"
Isso ocorre por que o arquivo
nagios.cfg não existe. Resolvi pesquisar mais sobre o Nagios e deixar a inicialização dele pra depois, quando tudo estivesse 100 por cento. Tem uma dica que eu peguei na net quando li alguns posts, inclusive aqui no VOL, de rodar um comando que me mostrava se estava tudo certo na configuração do Nagios. Segue o comando:
# /usr/sbin/nagios -v /etc/nagios/nagios.cfg
Ao rodar esse comando no shell ele mostrará pra você se tem algo de errado com a instalação e a configuração do Nagios. Os arquivos de configuração do Nagios, pelo menos no Fedora 8, não vem configurados corretamente. Com isso haverão erros com certeza, pois essa minha afirmação veio através das várias instalações que fiz no Fedora 8. As imagens a seguir mostrará esses erros dos arquivos do nagios:
O primeiro erro será o do arquivo nagios.cfg:
Esse erro acontece por que não existe esse arquivo nagios.cfg, melhor, existe sim, pois está com nome diferente - "nagios.cfg.sample". O que fazer nesse caso? Simples, como ele estava reclamando de um arquivo chamado "nagios.cfg, fui na pasta onde o Nagios estava instalado - "/etc/nagios" - e não tinha esse arquivo chamado "nagios.cfg", só tinha o "nagios.cfg.sample". Copiei o "nagios.cfg.sample" e renomeei para "nagios.cfg" - sem aspas - e pronto, esse erro parou!
O segundo erro:
Rodei o comando:
# /usr/sbin/nagios -v /etc/nagios/nagios.cfg
E de novo ocorreu o erro da imagem abaixo:
Como resolvi esse problema? Como no caso anterior, copiei arquivo "resource.cfg.sample" e renomeei pra "resource.cfg" - sem aspas - copiei também o arquivo "commands.cfg.sample" e renomeei pra "commands.cfg" - sem aspas e pronto! Os erros desses dois arquivos pararam.
Obs.: O arquivo "resource.cfg.sample" está dentro da pasta "/etc/nagios/private/".
O terceiro erro:
Rodei novamente o comando:
# /usr/sbin/nagios -v /etc/nagios/nagios.cfg
E ocorreu o erro da imagem abaixo:
Como resolvi esse problema? Como no caso anterior, copiei arquivo "localhost.cfg.sample" e renomeei pra "localhost.cfg" - sem aspas e pronto, esse erro parou!
E agora o grande momento: rodei o comando:
# /usr/sbin/nagios -v /etc/nagios/nagios.cfg
E tcham, tcham, tcham, tchaaaaaaaaaaammm... olhe a imagem abaixo:
Ok! Seu nagios está sem erros.
Digitei no shell o comando:
# service nagios start
para iniciar o "nagios" e me retornou a mensagem abaixo:
Pronto! O seu Nagios está quase todo configurado.