Por motivos profissionais, precisei comprar um notebook e achei que seria interessante ter um Macbook (notebook da Apple baseado em processador Intel) com dual boot: MacOS X e Gnu/Linux. Aqui descrevo como proceder com o Ubuntu Dapper Drake, mas basicamente qualquer distribuição pode ser usada.
Muito bem, já temos nosso Macbook rodando bastante bem, mas podemos melhorar as coisas ainda mais, como por exemplo arrumarmos um bug no OpenGL em tela cheia e colocar a câmera embutida para funcionar.
9) Ajustes de vídeo.
O vídeo deve já estar funcionando normalmente, com aceleração inclusive. Se você instalou o 915resolution, a resolução deve ser 1280x800, que é a resolução nativa.
Alguns ajustes finos:
Certifique-se que o módulo i915 esteja sendo carregado. Eu acrescentei a linha "i915" no /etc/modules. Isso fará com que não haja problemas na carga de alguns módulos do X como o drm.
Alguns programas que usam OpenGL em tela cheia apresentam problema
como o bzflag. Para resolver, instale um driver i810 atualizado que pode
ser encontrado aqui, bastando seguir as
instruções para adicionar os repositórios.
10) Instalando a câmera de vídeo embutida.
Esta câmera é uma das coisas mais legais deste notebook. Para fazê-la
funcionar precisamos tomar algumas providências meio radicais. Uma
delas é extrair o firmware dela do MacOS X e compilar um módulo.
De qualquer modo não é nada para se preocupar, pois já está tudo mastigado. Basta baixar este arquivo que contém o módulo e o programa extrator do firmware:
Descompacte, monte a sua partição do MacOS X assim:
$ sudo mount -t hfsplus /dev/sda2 /mnt/mac
A seguir execute:
$ make all
$ ./extract /mnt/mac/System/Library/Extensions/\
IOUSBFamily.kext/Contents/PlugIns/AppleUSBVideoSupport.kext/\
Contents/MacOS/AppleUSBVideoSupport
$ sudo make install
Isso vai instalar o módulo uvcvideo.
Daí é só um "sudo modprobe uvcvideo" e sua câmera deve funcionar em todos
os programas que suportarem V4L2, como o Ekiga.
Lembre-se que este procedimento deve ser executado no boot, então mantenha a partição do MacOS X montada (via /etc/fstab) ou copie o firmware para /lib/firmware e execute o programa "extract" apontando para este arquivo durante o boot.
Uma dica, no Ekiga vai aparecer a imagem cortada, para arrumar, abra o
gconf-editor, vá em Apps/ekiga/devices/video e ajuste size para 1.
Ok, acho que até o momento é isso que eu tenho a ensinar. Uma coisa que
ainda não consegui resolver é o microfone. De qualquer modo, o fone bluetooth funciona perfeitamente (usando btsco), então não é problema para mim neste momento.
[2] Comentário enviado por andrezapoitena em 19/10/2006 - 18:25h
entao.. eu tentei fazer isso no meu macbook, mas o cd do ubuntu q estou usando nao entra quando reinicio a maquina. Estou usando o ubuntu pra mac 5.10. Será que preciso usar outra distribuicao?
valeu!
[3] Comentário enviado por agoliveira em 19/10/2006 - 18:59h
Oi.
Acontece que o Ubuntu para Mac é para ser usado em Macs baseados em processador PowerPC como os G3, G4, etc. Os Macbooks usam processador Intel então você precisa de um Ubuntu x86 que é o mais comum.
Sugiro também que você siga este artigo usado a última versão oficial que é o Dapper Drake (6.10). Não sei se o 5.10 vai funcionar.
[4] Comentário enviado por andrezapoitena em 05/11/2006 - 02:14h
ola,
entao, eu to atras deste cd do ubuntu ateh agora. Baixei do site do ubuntu e nada dele entrar. Aperto a tecla C e nada tb. SERAH Q SOH VU CONSEGUIR SE EU TIVER O LIVE CD?? TEM ALGUMA sugestao??
valeu... aguardo resposta abraco
[5] Comentário enviado por agoliveira em 05/11/2006 - 14:36h
Oi.
Qual CD você baixou? A versão desktop funciona como live CD e depois você instala. Foi ela que usei neste artigo e a versão desktop do Edgy (6.10) também funciona.
Você deve estar fazendo algo errado pois já fiz esta operação várias vezes e o procedimento funciona.
[7] Comentário enviado por agoliveira em 09/11/2006 - 13:35h
OI. Desculpe a demora em responder.
Sim, a versão que deve ser baixada é a Desktop x86. Eu estou neste minuto instalando a versão mais nova do Ubuntu, a 6.10 (Edgy Eft) e o mesmo procedimento de segurar a tecla C durante o boot funciona. Eu faço isso quando ele toca aquele acorde inicial e refiz o processo várias vezes para te garantir: funciona :)
Só para confirmar, estamos falando aqui de MacBook Intel, ok? No meu caso, o equipamento é este aqui: http://www.americanas.com.br/prod/362969/eacom?paraleat&par=buscap3
[8] Comentário enviado por andrezapoitena em 25/11/2006 - 17:19h
ola, já consegui fazer isso. O que eu nao to conseguindo fazre agora é a particao. Faço tudo direitinho, mas quando comeca a instalacao da um erro. o q vc acha q eu estou fazendo de errado?
valeu.. andreza
[9] Comentário enviado por agoliveira em 25/11/2006 - 18:03h
Bom, pra começo de conversa você está errando em não me dizer exatamente que erro é ;)
Você instalou o bootcamp e usou ele para criar a partição inicial? Este é o primeiro passo *antes* de fazer a instalação. Leia o material sobre o bootcamp no link que indiquei acima (http://www.apple.com/bootcamp/) para ver como isso é feito.
[]s
Adilson.
[10] Comentário enviado por andrezapoitena em 25/11/2006 - 19:00h
eu já fiz a parte do bootcamp.. estou fazendo agora a particao do linux mesmo... eu excluo a particao que fiz no bootcamp e deixo uma pro sistema e a outra swap, mas quando comeca a instalacao fala que nao exixte sitema na raiz.. é isso
abraco
[11] Comentário enviado por agoliveira em 25/11/2006 - 20:20h
Ah, eu já vi isso antes. Me pareceu um bug do instalador mas dá para dar a volta. Faça o seguinte, quando você excluir a partição do bootcamp, crie manualmente na mesma interface onde você fez a exclusão, uma que será a raiz e outra para swap, não me lembro exatamente aonde mas ainda nesta interface tem como dizer que aquela partição ext3 que você criou vai ser a raiz e aí, na tela seguinte (que é onde eu acho que você está tendo o problema) vai dar certo.
[]s
[12] Comentário enviado por satrianix em 29/05/2007 - 11:07h
Ola amigo !!! Quando executo make all esta me retornando alguns erros, meu macbook ja esta quase la, mas a cam ainda nao foi, por favor me ajude ! Obrigado .
make all
Building USB Video Class driver...
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.20-16-generic'
Building modules, stage 2.
MODPOST 1 modules
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-header
s-2.6.20-16-generic'
gcc -g `pkg-config --cflags --libs libusb` -o extract extract.c
Package libusb was not found in the pkg-config search path.
Perhaps you should add the directory containing `libusb.pc'
to the PKG_CONFIG_PATH environment variable
No package 'libusb' found
extract.c:32:17: error: usb.h: Arquivo ou diretório inexistente
extract.c:36: warning: ‘struct usb_dev_handle’ declared inside parameter list
[14] Comentário enviado por andrezapoitena em 26/02/2008 - 14:44h
ola... quando vc instalou o linux, nao seu problema no startx?
o meu esta dand um problema grande, quando eu clico startx vai para uma tela azul e o terminal em cima..
tenho q configurar o xserver-orgx? mas quais as configuracoes do macbook?
controlador do servidor X
barramento
monitor etc...
abraco e valeu
[15] Comentário enviado por agoliveira em 26/02/2008 - 15:37h
Oi.
Atente que este documento é bem antigo. Muita coisa mudou desde que eu o escrevi. Esta semana eu instalei o Ubuntu 7.10 em um mac mini (praticamente o mesmo hardware) e não tive que fazer praticamente nada do que escrevi acima, Eu apenas entrei no utilitário de disco do MacOS, abri espaço, instalei o Ubuntu em cima deste espaço livre e funcionou tudo. Não precisei de bootcamp nem refit. Só preciso segurar o alt no momento do boot para escolher qual OS eu quero e pronto.
Fora isso, não entendi sua pergunta. Como assim startx? Eu nem precisei mexer com inicialização do X mesmo quando fiz esse artigo. Hoje em dia é que não rpecisaria mesmo. Minha sugestão: esquece este artigo e tente com o Ubuntu 7.10 como eu disse: use o gerenciador de disco do MacOS pra abrir espaço e faça a instalação do Ubuntu neste espaço.
[16] Comentário enviado por andrezapoitena em 02/03/2008 - 18:21h
po... valeu.. eu jah consegui.. tive que fazer uma alteracao no pci que eh diferente pci 0:2:0, este eh para o macbook e a i850... soh isso
eu nao sigo mais esse tutorial. sempre que instalo o ubuntu no meu mac, faco de outro jeito... mas olha.. como voce configurou seu teclado? eu consegui configurar a maioria das teclas, mas nao estou conseguindo configurar o "tio" e a "grase" a primeira tecla que fica do lado esquedo da tecla "1" ... voce lembra qual a configuracao que vc usou?
[18] Comentário enviado por fy68 em 17/07/2008 - 01:58h
olá! Comprei um macbook por causa das configuracoes, fiz o boot camp mas apanhei muito com a ativacao do windows. Ja perdi meus projetos 2 vezes entao estou pensando em usar o linux em vez do windows. Como voce pode ver, sou bem leiga.
Algumas dúvidas:
- particiono normalmente o disco com o assistente de boot camp e insiro o CD do ubuntu em vez do cd do windows?
- o que é o rEFIt? preciso dele mesmo com o assistente de boot camp?
- consegui o Ubuntu 8.04. Ele reconhece os hardwares? Preciso instalar um a um?
[19] Comentário enviado por fy68 em 17/07/2008 - 03:36h
socorro!!!
fiz o seguinte:
- assistente de boot camp> particao do disco> inseri o CD de instalacao do ubuntu 8.04 em vez do CD de instalacao do windows.
O CD rodou, pedi para instalar o ubuntu e depois de um tempo apareceu a seguinte mensagem de erro:
i8042.c:No controller found.
crc error
Kernel panic- not syncing: VFS :Unable to mount oot fs on unknows-block(8,1)
[20] Comentário enviado por agoliveira em 17/07/2008 - 10:01h
Oi. Na verdade o boot camp não é mais necessário. Este artigo tem mais de 2 anos. Se você não quiser manter o MacOS é só instalar o ubuntu normalmente. Se quiser manter o MacOS você pode usar o boot camp apenas para particionar o disco e instalar o ubuntu na partição vazia. O erro que você está vendo acima para mim é inédito, desculpe, não sei dizer o que é isso. O refit é um gerenciador de boot, permite que você tenha boot duplo ou triplo no macbook.
[22] Comentário enviado por agoliveira em 17/07/2008 - 15:59h
Selecione instalação manual ou a opção de usar o espaço vazio disponível. Pessoalmente prefiro a instalação manual. O processo é como eu descrevi aqui.
[23] Comentário enviado por snanon em 06/05/2010 - 12:32h
È possível instalar o slackware 13 ( ou superior ) usando esses passos???
Este artigo também é valido para o novo macbook white ?? ( core 2 duo + gforce 9400m )