Vamos lá!
O boot loader do
Linux pode ser o LILO ou o GRUB. Este boot loader é instalado na MBR do HD.
Mas e se instalarmos um segundo HD?
Ao instalarmos um segundo HD no computador, o BIOS vai procurar por padrão o primeiro HD já instalado, ou seja, é lido o primeiro setor (MBR) do 1º disco do 1º canal da controladora (por exemplo, IDE/SATA 0/Master).
Partindo deste ponto já temos opções! Conhecendo as opções é questão de entender a lógica.
Se você tem 2 HDs o BIOS irá iniciar por padrão o primeiro HD reconhecido por ela como já vimos.
Na MBR deste primeiro HD, se tiver o boot loader do Windows. Por padrão, até o momento, o Windows não adiciona outros sistemas operacionais diferentes dele (Linux por exemplo) em seu boot loader.
Mas no entanto se você tiver o boot loader do Linux, o grub por exemplo, geralmente na instalação ele procura outros sistemas instalados em outras partições ou disco rígidos do computador e adiciona-os automaticamente no seu menu, e na sua próxima inicialização ele te dá a opção de escolher qual sistema iniciar.
Vamos considerar alguns cenários!
Se você tem em seu HD principal o Linux ou Windows e quer instalar Linux em um HD secundário?
1. Instale o GRUB na MBR do HD secundário, onde está instalando o Linux.
Neste caso, se você instalar Linux em um HD secundário, no ato da instalação, o instalador já irá te perguntar onde instalar o GRUB por exemplo. Você pode instalar o grub na MBR do HD secundário onde já está instalando o Linux,
E o seu primeiro HD com Linux ou Windows não terá seu boot loader alterado, e ainda assim o primeiro sistema, seja Linux ou Windows será adicionado na lista do menu do GRUB que está na MBR do segundo HD.
Mas toda via, neste processo, você precisa alterar no BIOS como principal o segundo HD instalado. Se você não fizer isso o primeiro boot loader instalado no HD principal, iniciará normalmente e seu sistema operacional contido nele irá iniciar normalmente.
Qual a vantagem deste processo? Se você estiver instalando o Linux em um HD Externo ou um pendrive, ao remover o segundo disco, o sistema operacional contido no primeiro HD continua intacto!
2. Instale o GRUB na MBR do HD principal, não interessa se tem Windows ou Linux!
Desta forma, não é necessário mexer no BIOS!
Se você tem Linux ou Windows instalado no HD principal, e instala um segundo HD, e instala Linux nele. Daí instala o GRUB, no HD principal, lá onde está o Linux ou Windows, e depois remove o HD secundário?
O teu sistema operacional anterior, Linux ou Windows por exemplo, Vai iniciar normalmente, mas vai iniciar pelo GRUB instalado na MBR do HD principal. Se você tiver Windows no primeiro HD, ele vai iniciar, mas vai iniciar com o GRUB.
3. Você pode instalar o GRUB em um pendrive também ...
Neste caso, não interessa se você tem Linux em um HD e Windows em outro. O GRUB instalado no pendrive, simplesmente, irá iniciar qualquer um deles!
Por exemplo, você tem Windows instalado no primeiro HD e instalou o Linux no segundo HD, e gravou o GRUB no segundo HD, deixando o boot loader do primeiro HD intacto.
Você pode rodar um LIVE CD e instalar o grub no pendrive, e ele vai reconhecer os 2 sistemas, e adicioná-los ao menu. Daí você configura a BIOS para iniciar sempre pelo pendrive.
Vantagens? Se você remover o primeiro HD o segundo funciona normalmente, já que o GRUB está no pendrive. Se você remover o segundo HD o primeiro funciona normalmente, já que o GRUB está no pendrive.
Desvantagens? Você vai ficar sem este pendrive se quiser fazer isso...
Tenho visto muitos tópicos ultimamente sobre o assunto, daí a necessidade de alguns esclarecimentos. Este artigo é para iniciantes começarem entender mais sobre o assunto, e terem a curiosidade de pesquisar, ler artigos, dicas, tutoriais, perguntas do fórum.
Ele pode conter erros e até informações inúteis, por favor utilizem os comentários para críticas construtivas! Como os usuários avançados sabem, ao conhecermos as ferramentas que possuímos, temos muitas opções.
Então, fica a critério do usuário a decisão tomar!
Não recomendamos procedimentos específicos, pois cada cenário pode conter variantes diferentes. Daí, recomendamos aos usuários, aprenderem usar as ferramentas e tomarem suas próprias decisões.