Com a atual febre dos notebooks (NoBos), ficou mais crítico e necessário o uso dos "cheatcodes" para conseguir até mesmo, em alguns casos, inicializar o Linux a partir de CD / DVD-Live.
Instalando distros Linux em desktops encontrei poucos problemas que eventualmente me obrigassem a usar algum cheatcode para permitir dar a partida com mídia Live (CD ou DVD) e posteriormente fazer a instalação no HD.
Com NoBos entretanto esta tem sido uma prática frequente, não só no caso dos NoBos Acer como também em alguns modelos Sony e Toshiba, onde me pediram para experimentar a possibilidade de instalar o Linux. Isto tem ocorrido principalmente em modelos mais atuais com itens de hardware de projeto mais recente e onde também existe a presença de muitas teclas específicas adicionais ao teclado.
Em NetBos (Netbooks), a última febre em termos de hardware visando uma popularização ainda maior e por consequência maior volume de vendas de equipamentos novos por preço acessível, particularmente não me aventuraria a tentar fazer uma instalação. Deixaria aquela distro que já vem instalada de fábrica, devido as dificuldades ainda maiores. Ainda bem que muitos já vem com Linux. Apenas mergulharia no escuro caso o mesmo viesse com algum sabor de Windows instalado.
À medida que o kernel evolui entretanto, a tendencia é de que isto diminua, pelo menos nesta geração atual de NoBos, até que novos itens de hardware sejam lançados e precisem de módulos especialmente desenvolvidos para que eles possam ser ativados e usados.
Pode ocorrer também o caso de já existirem estes módulos, porém que sejam "proprietários", requerendo reconfigurações pós-instalação.
Por esta razão o uso de cheatcodes deve seguir sendo necessário, sendo conveniente estar familiarizado com eles.
Estas são as razões pelas quais acredito que a primeira experiência de instalação de distros Linux não deve ser com NoBos e sim com PCs.
Além da maior dificuldade no caso de NoBo, ao instalar primeiro em algum desktop, o candidato a usuário Linux poderá se familiarizar mais com o processo de instalação em condições mais amigáveis e portanto menos frustrantes em caso de encontrar problemas como seria de se esperar com NoBos.
Possivelmente esta seja uma das razões para desistências no uso do Linux, já que existe muito pouco suporte neste sentido, principalmente dos fabricantes, obrigando o usuário a mergulhar sozinho praticamente em vôo cego, a menos que antes de fazer a tentativa tenha feito alguma pesquisa cobrindo senão exatamente o mesmo modelo de seu NoBo, pelo menos algum da mesma marca e com configuração parecida.
Sabemos até por experiência própria que este tipo de pesquisa normalmente não ocorre, portanto instalação de Linux em NoBo normalmente pode ser como um mergulho no escuro, com todas as frustrações que seria possível esperar.
[2] Comentário enviado por david fonseca em 15/06/2009 - 20:00h
tenho um notebook amazon a601 q dar boot pelo cd do ubuntu .... mas quando coloko para iniciar pelo cd ou para instalar no so
ele vai para uma tela preta q fica com um traco em cima piscando e nao sai dae....
[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 15/06/2009 - 20:28h
Tente inicialmente usar os dois cheatcodes que listei no artigo:
noapic noacpi
Normalmente estes dois códigos de inicialização digitados no final da linha de comando do kernel logo na primeira tela mostrada quando você usa o CD ou DVD-Live, desabilitam estas duas alternativas de ativação destes dois itens (apic e acpi) e permitem que o sistema complete a inicialização. Com isto, pelo menos no meu caso, consegui não só inicializar o NoBo, como também fazer a instalação do sistema no HD em muitas distros atuais.
Se ainda assim você não conseguir concluir a instalação tente agregar outro cheatcode além destes dois, no caso o irqpoll.
Tente primeiro apenas com os dois sugeridos acima e avise por favor se funcionou. Você pode tentar também outras distros. O sidux e o Mandriva na minha experiência são superiores ao Ubuntu em reconhecimento dos itens de hardware.
[6] Comentário enviado por david fonseca em 17/06/2009 - 11:43h
Amigo " meinhardt jgbr " esses cheatcodes noapic e noacpi devo dijitar onde..??
pois quando dou boot pelo cd ( original ubuntu 9.04 ) ele vai direto para tela de instalacao .... ou usar sem instalar o so na makina... etc....
[7] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 17/06/2009 - 22:58h
Já não lembro mais da tela inicial do Ubuntu 9.04, porém se você consegue rodar a partir dele, sem instalar isto significa que é uma mídia do tipo Live. Nestes casos, em geral existe também a alternativa de instalação depois que a distro já está rodando a partir do CD ou DVD.
Se a distro está rodando a partir do CD ou DVD-Live, geralmente não será necessário usar cheatcodes visto que o seu hardware já foi devidamente reconhecido e configurado. Talvez não tenham sido reconhecidos todos os itens do seu hardware, porém todos aqueles itens críticos que poderiam provocar travamentos e não permitir nem mesmo partir com o CD ou DVD, foram reconhecidos. Outros itens do seu hardware que não hajam sido reconhecidos terão que ser configurados posteriormente, talvez até mesmo carregando algum módulo especifico. Este é o caso de algumas placas de wifi.
Agora, a resposta especifica da sua primeira pergunta:
Normalmente ao inicializar a partir de mídia Live (Cd ou DVD - Live) abre uma tela onde são mostradas algumas opções:
- muitas vezes a primeira linha é aquela que instala a distro no seu HD
- outra alternativa existente é a que permite rodar a partir do Cd ou DVD
- outra linha em geral é aquela para opções personalizadas de boot
- quase sempre existe também a alternativa de rodar um teste de memória (memtest).
A cada uma das alternativas acima, se você colocar o cursor sobre ela, você poderá ver que existe uma linha abaixo onde estão os comandos que serão passados ao kernel. Trocando de linha entre as alternativas oferecidas acima, você poderá observar que troca o conteúdo. Para trocar de linha em geral você já pode usar o mouse ou então pode usar a tecla Tab.
Se você tentou rodar a distro a partir da mídia Live e o boot não foi possível, você deve então reinicializar (re-bootar) e quando aparecer a tela de boas vindas, colocar o cursor sobre a opção que você deseja, seja ela apenas rodar a partir do CD / DVD ou então instalar no HD. Nesta linha em geral já haverá algo escrito, que são os comandos ao kernel. No final desta linha depois de deixar um espaço é que você deve digitar os códigos adicionais separados também por um espaço.
[8] Comentário enviado por nicolo em 18/06/2009 - 11:24h
O artigo é excelente. Os cheatcodes (acho que foi Sensei Morimoto que populariou o termo). são a maior dificuldade para iniciantes. O sitema não consegue intalar e o principiante desiste.
Os cheatcodes (cógido de trapaça) são mistério indecifrável para quem não conhece.
Parabéns
[9] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 18/06/2009 - 12:29h
Nicolo,
Obrigado pelo comentário e incentivo. Acho que já estou chegando no limite daqueles conhecimentos que possa tentar compartilhar e que tenham valor como tal, já que não sou nenhum expert em coisa nenhuma, fora da minha área de atividade profissional, que não tem nada a ver com Informática. Em termos de informática sou apenas um usuário comum simplesmente com um pouco mais de tempo de janela.
Os cheatcodes na verdade são conhecidos e usados ha muito tempo, porém graças ao excelente trabalho do Mestre Morimoto através de suas várias publicações a respeito a que inclusive fiz referencia neste modesto artigo, tornou o tema acessível aos simples mortais e simples usuários como no meu caso, com linguagem clara e objetiva, com inúmeras aplicações práticas. Acredito que em termos de Brasil ou mesmo da comunidade de língua Portuguesa, sem dúvida quem popularizou o uso dos cheatcodes com propriedade foi o mestre Morimoto.
A principal razão pela qual sugiro neste artigo que a instalação em NoBo não seja feita como primeira experiência com Linux, é justamente para evitar a frustração de muitas vezes nem mesmo conseguir usar algum tipo de mídia Live. Pena que praticamente todos nós não tenhamos o costume de antes de partir para a ação, procurarmos ler a respeito e isto ocorre principalmente com aqueles que estão dando os primeiros passos.
Sds
[12] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 01/07/2009 - 15:36h
David,
Coloque os dois códigos noapic e noacpi imediatamente depois do splash, deixando apenas um espaço. Tente primeiro deixado aqueles dois sinais de menos um espaço depois da ultima entrada. Caso funcione desta forma deixe assim. Caso contrario tente sem os dois sinais de menos como abaixo.
Com base no arquivo menu.lst do BigLinux 4.2 que também tem a mesma origem do Ubuntu, pelo menos depois de instalado no HD, não aparecem os dois sinais --, que normalmente são parametros adicionais de comando em alguns aplicativos.
Pode ser que apareçam apenas na inicialização a partir de mídia Live como no seu exemplo. Por esta razão sugiro tentar primeiro apenas colocando os dois códigos antes destes sinais.
[13] Comentário enviado por david fonseca em 02/07/2009 - 14:23h
o notebook e um amazon-pc amz-a601 veio com o windows vista basic...
ae to querendo colokar o ubuntu 9.04 ( cd original )
encontrei esse tropico e estou acompanho
" meinhardt jgbr " as 2 opcoes q vc citou aparecel a mesma tela
tirei uma foto e upei para vc ver
[14] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 02/07/2009 - 18:16h
David,
Depois de verificar a imagem da tela que você colocou no link acima e reler todos os seus posts anteriores, tenho algumas suspeitas e sugestões.
Primeiro achei muito estranho que uma maquina como esta sua com configuração recente, esteja dando uma mensagem no boot sugerindo atualização da BIOS por algum tipo de falha no Plug And Play (PNP). Se fosse uma configuração mais antiga e portanto mais limitada, não teria vindo com o Vista instalado. Além disto o Vista, mesmo em suas versões mais básicas, requer hardware com boa "musculatura" para poder funcionar.
Vejo duas alternativas a seguir:
1 - Tentar rodar a partir de Mídia-Live (CD ou DVD) algumas outras distros de raiz diferente ou com reconhecida capacidade superior de reconhecimento de hardware. Neste caso sugeriria o sidux pelo kernel mais atual ou o Mandriva pela raiz (Redhat) diferente do Ubuntu. Você pode tentar varias outras alternativas também.
Conseguindo rodar desde a mídia-live, tentar fazer a instalação no HD, pelo menos como experiencia. Caso você não goste de nenhuma das distros que você conseguir instalar, e desejar seguir insistindo com o Ubuntu 9.04, será necessário descobrir onde e porque ele trava.
2 - No caso de tentar insistir no Ubuntu 9.04, pelos sintomas que você descreveu nos primeiros posts, é muito provável que você seja obrigado a usar algum cheatcode.
O problema será identificar qual deles usar.
Neste caso, haveria que apagar os códigos quiet e splash na linha de comando do kernel na mesma etapa em que sugeri a colocação dos códigos (cheatcodes) noapic e noacpi.
Com isto a linha de comando do kernel na inicialização ficaria como abaixo:
Ao fazer isto, não deverão aparecer as telas de splash com algum tipo de imagem de fundo durante alguma das etapas de boot e na tela aparecerão em modo texto todos os passos dados para detecção e ou configuração do seu hardware, além de mensagens de erro, módulos carregados, etc.
Com isto será possível pelo menos ter uma idéia da fase onde ocorre o travamento e que tipo de item do hardware está sendo tentada a ativação. De posse desta informação, será possível tentar descobrir algum cheatcode mais apropriado para usar e ultrapassar a fase do travamento. Será um processo trabalhoso, porém gratificante pela sensação de domínio da máquina ao final.
[17] Comentário enviado por kazeshi em 06/07/2009 - 23:37h
David,
Estava tendo EXATAMENTE o mesmo problema no meu laptop, igual ao seu. Após muito pesquisar, descobri que isto é problema na BIOS do lap. Para corrigi-lo, basta entrar no setup (aperte F2) e desabilitar a opção USB BIOS Legacy Support. =P
Funciona e é muito mais fácil que fazer malabarismos com cheatcodes!
[18] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 12/07/2009 - 22:45h
Para quem vem acompanhando estes comentários, não exatamente no Ubuntu porém noutra distro derivada dele, o Linux Mint 7, estive verificando as alternativas de boot a partir do DVD-Live para o KDE e na alternativa padrão de boot o conteúdo da linha de comando é o seguinte:
Portanto naquele meu post anterior em que sugeria o teste adicionando os cheatcodes e removendo os dois sinais de menos como últimos itens na linha não estava correto.
O correto seria adicionar os cheatcodes entre o ultimo parâmetro e os dois sinais de menos, conforme aparece na alternativa para maior compatibilidade.
A propósito da ultima versão do Linux Mint 7, que estou testando e da qual estou postando agora, esta foi uma das muito poucas distros que permitiu bootear direto sem adicionar nenhum cheatcode neste NoBo Acer Aspire 5570z, em todas as três alternativas que testei, a alternativa padrão em CD-Live e as duas outras alternativas, a Universal (DVD-Live) e a com KDE4 que também vem em DVD-Live.
[20] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/10/2010 - 17:04h
Lisandro,
Com as gerações mais novas de versões de kernel, grande parte das razões para usar e pesquisar por cheat-codes deixa de existir, pelo menos até que voltem a ocorrer grandes quantidades de componentes novos.
Particularmente neste NoBo de onde estou postando, já não preciso de nenhum cheat-code a partir do kernel 2.6.28.
Como já andamos usando versões de kernel 2.6.35, pelo menos nas máquinas com até 2 ou três anos de uso já não será provavelmente necessário.