Instalação e configuração do LMS Moodle no Linux

Este artigo mostrará a um iniciante como instalar e configurar o LMS (Learning Management System) Moodle no Linux, que vem se tornando cada vez mais popular nas mais diferentes instituições de ensino.

[ Hits: 28.199 ]

Por: Marcelo Penha em 21/11/2008


Parte 2 - Configuração do Moodle



Nessa segunda parte serão abordadas as principais configurações em uma nova instalação do Moodle a partir do menu administrativo do sistema. Essa parte do tutorial será dividida de acordo com os links do próprio menu. Para melhor entendimento é necessária uma explicação sobre a estrutura do Moodle.

Essa estrutura pode ser dividida em módulos e blocos:
  • Blocos: São caixas adesivas localizadas normalmente nas laterais da página. Possuem na maioria das vezes links para atividades, recursos ou módulos ou ainda funcionalidades simples, como apresentação de informações ou acesso a recursos. São usados também para acesso a ferramentas nativas do Moodle, como calendário por exemplo. Esses blocos são manuseáveis, podendo se escolher quais serão exibidos e o posicionamento dos mesmos.
  • Módulos: Estruturas um pouco mais complexas do que os blocos, é onde se concentram a maioria dos recursos extras do Moodle. Alguns módulos são contidos na instalação padrão do Moodle, como por exemplo Fórum, Lição, Questionário e Tarefa.

    Outros módulos importantes, como por exemplo o módulo Book, e ainda módulos administrativos ou de contato do sistema com outros aplicativos devem ser instalados posteriormente. Normalmente podem ser acessados através de links em blocos (seu funcionamento pode inclusive estar integrado), em páginas exclusivas ou ainda no layout principal de uma sala ou da página principal entre os blocos.

As principais funções, no menu administrativo são:
  • Avisos: Seção onde são mostradas algumas informações do sistema. Também é utilizado para instalação de novos módulos ou blocos, que é feita da seguinte maneira: Após download do módulo ou bloco no site do Moodle, o mesmo deve ser descompactado no diretório correto (/blocks para blocos e /mod para módulos). Em seguida, é feita a instalação através do menu Avisos.
  • Usuários: Aqui são gerenciadas as contas de usuários (criação/edição/exclusão), a maneira como os mesmos fazem login, criação de campos extras no perfil, dentre outras coisas. Também é feito aqui o gerenciamento de permissões, onde podem se criar diferentes tipos de usuários, com diferentes funções dependendo do contexto em que o usuário se encontra. Assim é possível criar usuários com determinados poderes dentro de um determinado local do sistema, se necessário.
  • Cursos: Aqui são gerenciados os cursos do sistema, ou seja, as salas virtuais (criação/edição/exclusão). Os cursos podem ser organizados por categorias. Aqui também são gerenciadas as formas de inscrição de alunos nos cursos e os backups.
  • Notas: São as configurações globais do sistema de notas do Moodle. A partir da versão 1.9 o sistema de notas do Moodle foi totalmente modificado, tornando-se mais robusto e assim comportando diferentes realidades acadêmicas. Uma dificuldade inicial que pode ser encontrada é uma pequena dificuldade de manuseio dar parte de usuários dos usuários menos experientes. É possível configurar escalas, letras (conceitos), categorias de notas, dentre outros. Locais: Configurações de local, como fuso horário, entre outros.
  • Idioma: Configurações de linguagem, bem como tradução de expressões que não estejam no idioma padrão utilizado pelo site. É possível definir apenas um idioma ou dar a opção ao usuário para escolha do idioma.
  • Módulos: Aqui é feito o gerenciamento dos módulos (extensões) e blocos instalados. Alguns módulos como chat, fórum etc são da instalação padrão do Moodle, mas podem ser gerenciados por aqui. As configurações globais das extensões geralmente são acessadas por este local. Também é possível desinstalar ou ocultar módulos e blocos.
  • Segurança: Nesse local é feito o gerenciamento das políticas de segurança do site, como uso de login seguro, exigência de login para visualização da página inicial, além do uso de antivírus.
  • Aparência: Nesse local é configurada a aparência do site, com a escolha do tema a ser utilizado. Alguns temas são disponibilizados na instalação padrão, porém é possível instalar novos temas, bastando baixá-los do site oficial do Moodle e descompactá-los no diretório themes. Também é possível gerenciar algumas outras configurações relacionadas a aparência e exibição de dados.
  • Página inicial: Configurações do que deve ser exibido na página inicial (lista de cursos, de notícias, etc.), além da edição dos dados definidos na instalação do sistema. Também é possível por aqui gerencial os arquivos do site (armazenados na pasta de dados definida na instalação).
  • Servidor: Configurações relacionadas ao servidor onde o site está hospedado, como caminhos do sistema, manipulação de sessão, configurações de RSS etc.
  • Rede: Função para integração de mais de uma instalação do Moodle.
  • Relatórios: Acesso a logs e estatísticas do sistema.

Nessa segunda parte do tutorial foram listados as principais funções de cada link do menu administrativo do sistema. Mais informações sobre instalação e configuração do Moodle podem ser encontrados na sua documentação, em docs.moodle.org. Essa documentação encontra-se disponível também em português, porém a versão mais completa é a em inglês.

Também pode ser encontrada ajuda na comunidade do Moodle, no fórum brasileiro.

Este tutorial também pode ser visto na documentação oficial do Moodle.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Instalação e configuração do LMS Moodle
   2. Parte 2 - Configuração do Moodle
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Máquina Enigma e encriptação em XOR

Instalando Adobe Flash 10 em distros amd64 (Ubuntu, Mandriva, Fedora)

Instalando o Java Plug-in no Mozilla

Acessibilidade na Web

Senhas seguras: algumas técnicas e script para teste

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nadsoncs em 27/06/2009 - 11:27h

Olá amigo, ja instalei o moodle no windows agora to tentando instalar no linux, já estou com apache e mysql rodando direitinha porem na parte dos diretórios da um erro e creio que é por causa da pasta moodledata, não sei como dar permissão de escrita nessa pasta para o apache.

Na verdade não sei qual é o usuário mesmo tentei dar permissão para o usuário nobody mais o problema continua, pode me ajudar ?

[2] Comentário enviado por mpenha em 31/08/2009 - 07:48h

Olá

Desculpe a demora.
Imagino que você tenha que dar permissão na pasta para o APACHE.

seria
#chmod 775 moodledata
#chown apache:apache moodledata

Espero ter ajudado.

Marcelo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts