Muitas pessoas sequer já ouviram falar de
Linux, e se já ouviram, acham que é um programa muito complicado e que só serve para servidores.
Tenho vários amigos que querem aprender, mas não sabem por onde começar.
Se você também tem essa dificuldade, eu vou tentar ajudá-lo, pois este será um mini-curso voltado para pessoas que querem iniciar no Linux e não acham estímulo e tem muitas dificuldades para iniciar. Aqui comentarei os pontos onde há maior dificuldade do usuário final em iniciar o uso do Linux.
Comparando
Em primeiro lugar o Linux é um sistema operacional assim como o Windows também é. Porem, diferente do Windows, o Linux tem recursos bem diferentes, mas que solucionam as principais necessidades do nosso dia a dia, além de ter várias outros não encontrados no Windows.
O que eu gosto de destacar no Linux e á variedade de programas existentes para uma mesma função. Por exemplo: Se você quer digitar um simples texto que digitaria no bloco de notas do Windows, teria dezenas de opções no Linux para digitá-lo, podendo assim escolher aquele que melhor te agrada.
Outro destaque é que no Linux você não fica preso a uma área de trabalho, você tem várias áreas de trabalho, onde as mais conhecidas são Gnome e KDE, por serem mais amigáveis, além dos IceWM, FluxBox e Window Maker que são mais leves e funcionam melhor em máquinas antigas, que não suportam bem o Gnome e KDE.
Além destes dois exemplos acima, temos as DISTRIBUIÇÕES.
Para entender melhor o que são distribuições Linux, imagine um carro, o Linux é o centro do sistema, ou seja, o motor, mas como todo carro, temos modelos mais robustos e outros mais simples e específicos. Sendo assim, as distribuições são o Linux com um monte de programas agrupados de acordo o objetivo da mesma.
Temos no mercado hoje distribuições profissionais como Debian, Mandriva, SuSE, Ubuntu, Red Hat, Slackware entre outras, sendo estas distribuições bem completas e com muitos recursos.
Existem também distribuições que não precisam ser instaladas no PC, bastando colocar o CD e configurar o computador para da boot no cdrom. Isso é suficiente para você poder utilizar um sistema Linux completo sem mexer em nada do que estiver gravado em seu hd, e poder conhecer melhor o Linux antes de instalá-lo no computador.
Para quem gosta do ambiente do Windows XP, existe a distribuição Famelix, que já testei e é bem atrativa e amigável, sendo que você pode testá-la antes de instalar no computador.
O Kurumin é outra distribuição que acho bem completa e que roda direto no cd, como o famelix. O Kurumin tem por padrão o KDE, que é bem fácil de ser usado.
Algumas vantagens
Costumo dizer que o Linux já vem completo. Ao instalar o Linux, geralmente as distribuições já trazem o OpenOffice (Editor de textos, Planilha, Apresentação, Matemática, etc.), gMplayer (Leitor de Vídeos), XMMS (Leitor de MP3), Gimp (Editor de imagens), Firefox (Navegador de internet), Inkscape (estilo Corel) e dezenas de outros programas que pretendo comentar nos próximos artigos.
Se você ainda não usa Linux, tenha certeza que não vai perder nada em experimentá-lo. O Linux tem licença GNU e por isso pode ser baixado, copiado, usado e modificado desde que sejam mantidos os direitos autorais.
Mande-me seus comentários, sugestões e principalmente dificuldades para que tenhamos um trabalho melhor e mais condicionado a você. E-mail: ounetmail@gmail.com.
Abraços e até a próxima semana.
Por Diego Azevedo
Conheça também o site que estou desenvolvendo e dê sugestões de como posso melhorá-lo, ficarei grato pelas contribuições.
http://www.linux.x-ou.info
http://www.x-ou.info