Já pensou em ter um sistema de transferência de arquivos de alta performance, multi-plataforma, que é visto pelos sistemas operacionais como um storage de rede e que trabalha sobre uma rede TCP/IP? Então você não pode perder este artigo de implantação e configuração do ISCSI.
ISCSI é um projeto multi-plataforma que permite transferências em alta performance. O ISCSI - Internet SCSI (Small Computer System Interface) é baseado em storage para rede, facilitando o armazenamento de dados. É também um sistema scsi trabalhado em cima de uma rede IP, o que facilita a transferência de dados sobre redes.
Sistema Operacional: Linux
Distribuição: Fedora Core 5
Kernel: 2.6.17-1.2187_FC5
Ambiente de Teste: ISCSI / 192.168.1.1
Pré-requisitos:
Compilador GCC
Openssl-devel
kernel-devel
OBS: Antes de fazer qualquer instalação, atualizar todos os pacotes do Fedora.
Execute:
# yum update
Instalação dos pré-requisitos
Para efetuar a instalação dos pré-requisitos serão utilizados os próprios pacotes do Fedora. Para isso utilizaremos o gerenciador de pacotes yum.
gcc - Compilador da linguagem C;
openssl-devel - Pacote de desenvolvimento de ssl (criptografia);
[2] Comentário enviado por Ed_slacker em 05/12/2006 - 11:49h
Sempre quiz saber como implementar esta tecnologia usando o Linux, mas nunca achei um material tão bom em português.
Parabéns pelo artigo, Russo!
Será de grande valia para mim...
[3] Comentário enviado por peregrino em 06/12/2006 - 13:29h
opa Russo parabêns pelo tutorial e eu ja uso a 1 ano esse sistema que por sinal é muito bom e estavel uso em redhat enterprise 4.0 agora respondendo a pergunta do nosso amigo NFS é um sistema de compartilhamento de arquivos e Iscsi é umk storage por exemplo se vc tem um iscsi em um linux e instala o iscsi-initializador vc simplemente vai ter uma unidade de hd no seu windows e com a mesma velociadade de um hd local entendeu se tiver duvidas posta ah e o russo se quizer trocar tamos aii
[6] Comentário enviado por walisson em 07/12/2006 - 10:41h
Gostaria de saber se o iscsi poderia ser utilizado tipo um samba da vida.. exemplo.. coloco um sistema em DOS armazenado no iscsi e os usuários conectam neste drive e utilizam o sistema.. pq tem a qustão de arquivos de dados q as vezes fazem acesso simuntaneo e tal... ele serve para isso? ficaria melhor que o samba?
[7] Comentário enviado por sdrconsulting em 16/12/2006 - 20:47h
Senhores
Tenho algumas duvidas. Tenho um servidor com 4 discos SATA de 400GB, o primeiro disco esta particionado para o sistema raiz, var e swap e a area reservada para essas partições é de 20 GB o restante do primeiro disco juntamente com os 3 outros estão montados com o LVM, totalizando 1,5 TB.
Fiz a instalação do iSCSI nesse server, segui o material e atraves da documentação ajustei alguns parametros de auteticação e uso de IPSEC.
Nos meus servidores Windows instalaei o cliente de acesso e configurei-o, porem o Windows não reconhece o sistema de arquivo utilizado na minha storage (servidor linux) e pede para formatar o disco.
É normal isso acontecer? O Windows só irá reconhecer partições NTFS, como eu devo proceder?
Se alguem tiver as respostas por favor me ajudem, o meu e-mail é sylvio.jollenbeck@sdrconsulting.com.br,
[8] Comentário enviado por rstoever em 04/02/2007 - 14:36h
tenho duas maquinas virtuais com vmware e estou querendo criar numa maquina o storage conforme indicado no tutorial acima.
VM01 - Linux RHEL4_u4_x86_64 (storage iscsi-target) ip - 192.168.1.31
VM02 - Linux RHEL4_u4_x86_64 (cliente iscsi) ip 192.168.1.20
VM03 - Linux RHEL4_u4_x86_64 (cliente iscsi) ip 192.168.1.21
Nas maquinas VM02 e VM03 consigo montar a unidade da VM01 que é /dev/sdb1 mas notei que ao fazer um teste simples do tipo adicionar um texto dentro de um arquivo teste.txt dentro desta unidade ele nao aparece na outra máquina.
Estava vendo que pode ser que as minhas maquinas VM02 e VM03 nao estao em cluster, eu sou obrigado a colocar em cluster para que isso aconteca ou o q estou fazendo de errado ?