Conseguindo sua chave da Google Maps API
Para poder utilizar a API do Google em suas aplicações é necessário uma chave de segurança. Esta chave garante algumas informações ao Google e é única para cada host usado.
Para conseguir sua chave basta ter um cadastro no Google, pode ser o mesmo usado em outros serviços como Orkut, Gmail etc. Acesse a url
http://code.google.com/apis/maps/signup.html, aceite os termos e condições de uso e informe o host que será usado.
Para uso local (máquina pessoal) informe: http://localhost/. Em seguida será pedido seu login (e-mail) e senha, ao acessar sua conta a chave será mostrada. Anote sua chave pois ela será usada na hora de chamar a API no código HTML.
NOTA: Como não há como baixar a API para fazer o uso local, todas as aplicações criadas fazendo sua utilização só funcionarão quando houver conexão com a Internet.
Primeiro contato com a API

Imagem 1: Meu primeiro mapa - Mapa1
Note que o primeiro exemplo é bem simples, mas ele demonstra como carregar e inicializar a API. Neste mapa (Mapa1) atente para algumas linhas especiais:
- Linha 7: É aqui onde a API é carregada. Note que o último parâmetro é "key=", aqui você irá colocar a chave conseguida no item acima.
- Linha 12: Para quem já está familiarizado com JavaScript, sabe que este comando seleciona o objeto declarado com o ID "Mapa1" sendo, neste caso, um DIV.
- Linha 13: Com o container selecionado (Linha 12), vamos criar um novo objeto chamado "Gmap2", que é nosso mapa, e vamos direcioná-lo para o container.
- Linha 14: Mostra o uso simples da classe GLatLng. Esta classe faz a seleção dos pontos, note que foi passado duas coordenadas (latitude, longitude), esta é uma das classes mais usadas então memorize seu funcionamento.
- Linha 15: A função "setCenter", como seu título mesmo diz, seleciona o centro do mapa de acordo com as coordenadas que foi passado, sendo estas coordenadas no formato GlatLng (Linha 14). O segundo parâmetro é o zoom, número inteiro de 0 a 14.
Com este simples exemplo, um mapa é mostrado dentro do container (DIV) declarado e está pronto para maiores interações.