Gerenciar a rede de uma empresa não é algo tão difícil. Isto pode ser comprovado quando vamos até o Google e pesquisamos por "formas de gerenciar a rede de uma empresa" e aparecem 9.240.000 resultados. Isto significa que podemos encontrar diversas formas de gerenciar uma rede empresarial. Entretanto, nós técnicos em Redes de Computadores, sabemos que a gerência de redes é tão fundamental quanto diversos outros serviços presentes na rede, pois, é a partir de um gerenciamento eficaz que o administrador da rede pode conhece-la melhor.
O que é gerenciamento de rede
É controlar todos os equipamentos de uma rede, sejam os servidores ou computadores de usuários finais a fim de garantir maior eficiência e produtividade da rede, de forma a reduzir os erros ou repará-los o mais rápido possível. O gerenciamento possibilita ao administrador da rede a conhecer seu próprio ambiente que a partir disso, tomará as decisões necessárias quando for preciso.
Uma das principais razões para que haja o gerenciamento da rede é a parte de perda de dinheiro, pois, nenhuma empresa deseja investir fortemente em equipamentos que irão falhar acarretando em prejuízos financeiros a mesma.
O gerenciamento de rede tem como metas principais:
- Redução dos custos operacionais da rede;
- Redução do congestionamento da rede;
- Aumento da flexibilidade de operação e integração;
- Maior eficiência;
- Facilidade de uso.
Recursos que podem ser monitorados:
- Componentes dos computadores, tais como dispositivos de armazenamentos, impressoras etc
- Componentes de interconexão e conectividade, tais como roteadores, switches, access points;
- Sistemas operacionais, tais como Windows, Linux;
- Serviços que estão rodando na rede.
Problemas para a rede que não possui uma gerência:
Quando não há o gerenciamento da rede isso pode acarretar em problemas como: congestionamento da rede, recursos mal utilizados ou sobrecarregados, falhas na segurança e até mesmo para o próprio administrador da rede. Uma vez que um problema aconteça e o mesmo não saiba de onde este surgiu, fica mais difícil identificar a sua origem para poder consertar, sendo assim o administrador perde muito tempo.