Neste artigo teremos o passo-a-passo da configuração de um firewall-bridge no Debian utilizando o Netfilter/Iptables com suporte aos pacotes Layer7 Filter (bloqueio de pacotes a nível de aplicação. e.g. MSN, Telnet, etc) e o IPP2P (para bloquear aplicações do tipo P2P).
Preencha os campos "xxx" com os devidos padrões da sua rede. Na linha "bridge-ports" coloque os dispositivos que você quer que façam parte de sua bridge.
Baixando os pacotes necessários:
Agora iremos baixar os pacotes necessários para a configuração do nosso firewall. Baixaremos os fontes dos pacotes e recompilaremos nosso kernel para termos suporte a todos os módulos necessários.
# tar xvzf linux-2.6.19.tar.gz
# tar xvjf iptables-1.3.7.tar.bz2
# tar xvzf netfilter-layer7-v2.9.tar.gz
# tar xvzf l7-protocols-2007-05-09.tar.gz
# tar zxvf ipp2p-0.8.2.tar.gz
[2] Comentário enviado por psman em 29/01/2008 - 00:14h
Olá elgio!
Desculpe se acabei não atendendo suas expectativas para com o artigo.
Não é sempre q agradamos gregos e troianos, neh! hehe!
A parte prática está bem detalhada. Existem até algumas particularidades (alterações em arquivos Make por exemplo) que só com muitos testes puderam ser descritas corretamente aqui! =)
Este é meu primeiro artigo aqui no VOL, mas tenha certeza que nos próximos trabalhos estarei seguindo sua idéia e realizando uma abordagem mais crítica.
[]'s
[3] Comentário enviado por elgio em 29/01/2008 - 10:28h
Oi Elton.
Não é exatamente não atender as espectativas.
É como disse, o artigo viraria o GRANDE artigo se tu tivesse explicado um pouco o que é bridge, a diferença com o roteador e as vantagens e desvantagens.
[4] Comentário enviado por fmpfmp em 31/01/2008 - 14:41h
Olha cara, não dê ouvidos para pessoas que só sabem criticar. Seu artigo está muito bom, e como você disse, aborda detalhes que só com a prática mesmo você consegue entender. Um exemplo é aquele detalhe que faz o IPP2P compilar corretamente. Se a pessoa quer entender a teoria de um firewall bridge, basta procurar no Google que encontra milhares de textos a respeito.