As últimas versões do Ubuntu 12.10 não me deixaram satisfeito. Logo, fui buscar alternativas: passei do Ubuntu para o Fedora. E isso fez com que eu executasse uma série de tarefas para que o Fedora ficasse dentro do meu gosto pessoal. Por isso, compartilho isso com vocês.
Primeiro, pelo menos comigo, não foi possível fazer a instalação no padrão ABTN2, então, foi preciso fazer uso do seguinte comando dentro do terminal:
# system-config-keyboard --noui br-abnt2
Instalando codecs
Outra dificuldade foi a falta dos codecs.
Quem utilizou o Ubuntu, logo na instalação ele perguntava se você queria fazer uso de um codec de terceiros. E com isso já era instalado o codec do MP3.
Já no Fedora, até assistir um vídeo ou ouvir uma música, é preciso antes um pouco de trabalho. Segue abaixo os codecs que me fizeram "olhos e ouvidos":
Quem já utilizou o Ubuntu, sabe que era preciso somente executar um vídeo que se o codec não estivesse instalado o S.O. Ia atrás, e durante o boot da instalação, ele já perguntava se você queria instalar um codec para rodar MP3.
Navegadores
O Fedora 18 vem somente com o Konqueror, no caso, esse navegador não me agrada, então precisei instalar outros do meu gosto, mesmo porque, para transações bancárias, aconselho o Firefox.
Agora vamos instalar alguns navegadores. Para instalar o Firefox, eu o fiz com o yum, então:
# yum install firefox
Para instalar o Google Chrome, eu fiz o download do Chrome e logo depois fui ao terminal onde baixei o arquivo e utilizei o seguinte comando.
Obs.: note abaixo que eu fiz uso do diretório para onde eu salvei o download. :-)
[5] Comentário enviado por Morvan em 12/05/2013 - 19:18h
Boa noite.
jeff.jno, gostei do seu artigo. Simples e direto. Só tenho um pequeno reparo a fazer:
Você não precisaria citar outra distribuição, falar sobre decepção, frustração com outra distro, etc. Porque não agrega. Este tipo de emulação só interessa aos que promovem guerra de distros, e se nota, pela praticidade do seu artigo, que não é o seu caso. No mais, só parabenizar e agradecer pela sua contribuição.
Observação: faço parte do grupo de usuários do Fedora que instala tudo "no braço". Os scripts tendem a mudar, conforme a versão da distro; ou não mudar, para o bem e para o mal...
Morvan, Usuário Linux #433640. Seja legal; seja livre. Use Linux.