Ao trocarmos de sistema operacional, geralmente subscrevemos a MBR com um novo gerenciador de boot, mas a tabela de particionamento só é modificada ao criar ou deletar partições. Caso os 66 bytes da tabela de particionamento sejam subscritos ou danificados, perdemos o acesso a todas as partições do HD, parecendo que ele está vazio, como que tivesse sido completamente apagado.
Para que isso seja evitado, pode-se fazer um backup da trilha MBR do HD. Assim é possível recuperar tudo casso ocorra alguma eventualidade. Para que isso seja feito, precisamos digitar o seguinte comando:
# dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1
O comando irá fazer uma cópia dos primeiros 512 bytes do "/dev/hda" no arquivo "backup.mbr". Se o seu HD estiver instalado na IDE secundária (como master), ele será visto pelo sistema como "/dev/hdc". Basta indicar a localização correta no comando. Também é possível salvar o arquivo em uma mídia removível, como disquete ou pendrive, e enviar o arquivo para o seu e-mail.
[4] Comentário enviado por jose_r em 23/08/2007 - 21:50h
entao diegohp... use o gpart! você pode executá-lo dando boot pelo cd do kurumin ou baixando no site que está no artigo.. depois é só seguir os comandos que estão também no artigo.. abraço!