Criando um Debian facilmente usável em modo gráfico utilizando os pacotes auto-apt e o automatix2. O usuário terá uma enorme facilidade em instalar aplicações para seu uso diário.
O Debian é um sistema operacional (SO) livre para seu computador. Um sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel (núcleo de um sistema operacional) Linux, mas a maior parte das ferramentas do SO vêm do projeto GNU; daí o nome GNU/Linux.
O Debian GNU/Linux é mais que um simples SO: ele vem com mais de 18733 pacotes contendo softwares pré-compilados e distribuídos em um bom formato, que torna fácil a instalação deles na sua máquina.
Sua utilização é voltada tanto para servidores quanto para desktops, com seu montante de adoradores, com certeza uma das maiores e melhores distribuições Linux existentes atualmente, hoje encontra-se na sua versão 4.0 estável, onde o desempenho e a confiabilidade são uma das melhores características deste Sistema Operacional.
Abordarei o uso do Debian para aplicações voltadas ao ambiente gráfico, utilização de um sistema operacional no dia-a-dia, com a maioria das aplicações diárias instaladas e configuradas completamente, MSN, aMule, Firefox são algumas das aplicações citadas neste artigo.
[1] Comentário enviado por Sp4wN em 21/07/2007 - 10:39h
perfeito eu estou usando esta versao do debian... e nao conhecia o auto-apt e o autimatix2... parecem ser uma mao na roda... obrigado pelo artigo fico muito bem explicado... parabens
[6] Comentário enviado por nusk em 24/07/2007 - 08:27h
Eu como usuário do Debian não acho legal usar o automatix2. Ele usa repositórios não oficiais de softwares e isso prejudica muito a estabilidade do sistema. :)
Agora o auto-apt é um software muito massa de usar.
Com certeza ele não irá procurar somente no repositórios oficiais.
Em relação a estabilidade, já utilizei em meu desktop e todos os softwares por ele instalado tiveram a mesma estabilidade ou desempenho dos instalados provenientes de outros repositórios.
Em servidor, acredito não ter necessidade, pois normalmente nem ambiente gráfico temos.
O artigo como falado em sua introdução tem por alvo, o público que está começando a usar linux, e que não tem muita afinidade ou talvez nem conheça alguns programas que são similares ao usados no dia-a-dia em seu ambiente Windows, assim com o automatix ele poderá instalar sem a necessidade de descobrir o nome do software antes de instalar.
[9] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 27/10/2007 - 09:27h
Usava o Kurumin Linux, mais apesar de ser uma distribuição muito boa feita por Morimoto !
Eu Migrei para o Debian agora,...
Ouvi muita coisa boa da distro. Que é Estavel, e que tem boa segurança..
Pois quando mugrei para o sistema linux eu concertesa me inpressionei mesmo ..
mais eu quero ter mais conhecimento de sistema linux para usar o Gentoo e por ultimo Slackware !
Vlw pessoal pela abortagem da distro !