Como sou designer gráfico autodidata e futuro graduado (tomara Deus), Gostaria de listar alguns softwares livres da área e suas vantagens:
Vetoriais:
_____
Inkscape:
_____
Gera arquivos em diversos formatos, entre eles o PDF e PNG, importa uma série deles também, JPG, PNG, TIFF, SVG, AI (experimental). O que faz do inkscape uma boa escolha é a sua capacidade de implementar originalidade no trabalho final. Sem os filtros "garapa" do Corel. Ou seja: Ou você sabe design e composição ou o software não te dá nada automático, fio. CONTRA: Falta recursos para tipografia avançada.
_____
XaraLX
_____
Esse tem aquilo que o Inkscape não tem: Tipografia avançada, mas, pelo menos na versão para Linux, não está trabalhando bem com SVG, e o suporte a impressão é sofrível, muita coisa precisa ser melhorada com relação a finalização dos arquivos e a boa exportação em PDF.
_____
Sodipodi
_____
Muito agradável, leve e simpático. Mas é um software totalmente amador, instável e parco em recrusos.
_____
Karbon 14
_____
Simplemente não gera saída, esqueça-o.
_____
Skencil
_____
Me parece um software bruto, sem antialias, não gostei, pode ser bom para trabalhos bem técnicos mesmo, na área de eletrônica...
_____
Dia
_____
Ele é o equivalente ao Visio, para Windows, mas muito melhor, fiz experiências na area de sinalização com ele, simplemente um petardo.
Bitmaps:
_____
Gimp
_____
O Gimp para Linux é mais estável e mais expansível que sua versão para Windows, e tem uma interface mais adaptável também...Mas precisa ser configurado na sua distro favorita. Instale o Gimp-data-Extras, o plugin "separate", para separeções de cor e vá no site da adobe e procure por icc profiles...Se você é fâ do Photoshop, configure-o para modal(MDI) na janela de preferências...Quando estiver com o Gimp devidamente expandido, você verificará que ele é tão poderoso quanto o Photoshop. Mas, do jeito que vem "de fábrica", é uma pedra bruta.
_____
Krita
_____
Krita é bom para tratamento fotográfico, somente. tem suporte a CMYK, profundidade de cores em 16 bits e OpenEXR, para aspectos cinematográficos. Não tem os mesmos recursos do Gimp.
_____
Pixel 32
_____
Suporte a CMYK, interface familiar e tudo mais que você tem no Photoshop, porém ainda está em estágio de desenvolvimento. A barra de ferramentas é confusa e o software é instável...Mas, como tem suporte real a separações de cor, pode ser usado para finalização.
_____
Cinepaint
_____
Um fork do Gimp para imagens cinematográficas, cinepaint é vertiginosamente utilizado em Hollywood, é muito profissional, porém rústico. Em suma, esqueça a micragem e aprenda a usá-lo!
3D e animação:
_____
Blender 3D
_____
Extenuamtemente conhecido, foi a ferramenta utilizada para produção do longa "Elephants Dreams", NURBS, modelagem, Game Engine...Não deixa a desejar em nada ao 3DMax, porém é bem díficil.
_____
Wings 3D
_____
Modelador super tarimbado para o Blender. Tem que ter!
_____
Art Of Illusion
_____
Modelador e animador, muito robusto. e muito fácil, é o meu preferido.
_____
Jpatch
_____
Outro modelador e animador 3D, escrito em java, muito maduro, já.
_____
Innovation 3D
_____
Mais um...
_____
Synfig
_____
Synfig é para quem curte a magia da animação, é o maior barato, te permite interpolar segmentos de animação e criar desenhos animados complexos de forma rápida e fluída...Indispensável.
__Em se tratando de 3D, fique tranquilo, o Linux é completíssimo, isso porque não falei dos softwares proprietários disponíveis para ele: Softimage 3D, Maya 3D, Equinox, Inferno e pelo menos mais uns três que me fogem a cabeça.
Editoração Eletrônica
_____
Scribus
_____
__Só conheço um, o Scribus, e dos bons, atualmente já se mostra passível de ser
usado para trabalhos profissionais
__Me esqueci do OpenOffice Draw, gera PDF, e permite criar composições complexas, mas é amador, porque não gera PDF de alta qualidade, como o Scribus. Detalhe: Tem recursos de 3D surpreendentes para finalização gráfica.
__Posso citar o NVU, para webdesgin, que tem um ótimo suporte as tabelas, e um editor CSS de chorar de felicidade, mas péssimo suporte a plugins e ASP.
__Webdesign é uma área ainda meio crítica para Linux, muito em parte devido ao monopólio, que se desenha, de produtos em linguagem ASP, temos o MONO, um framework par ASP, mas ainda sofrível. Não temos nada que se compare ao Dreamweaver, em termos de recursos, e Flash, só emulando o MX da Macromedia.
Conclusão:
Se você tem um escritório de design, invista em pelo menos uma workstation Linux, porque vale a pena. Mas invista em sua capacitação pessoal.
As melhores distros para design são: Ubuntu, Kurumin e Dreamlinux. Porque são fáceis, rápidas e te permitem instalar os pacotes automaticamente através de "ícones mágicos"...Existe o Dynabolic também, mas há tempos que não é atualizado. Aliás, em Linux, foque sempre em dois formatos para gráficos que vão te dar boa interoperabilidade: SVG e PDF e para Bitmaps use sempre TIFF ou PNG. Todos os arquivos finalizados nesses formatos são compatíveis com o resto do mundo, dos meros "mortais"
Veja meu portifólio em:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Até mais!
bebeto_maya