Estudantes de computação e o Linux/Unix

Se você está entrando para algum curso universitário de computação ou mesmo está nos semestres iniciais e já ouviu alguém falar sobre o Linux, mas você não entendeu muito bem aqueles termos técnicos ou teve medo de se sentir inferiorizado por fazer aquela pergunta simples, mas que para você é decisiva, então continue lendo este artigo.

[ Hits: 15.600 ]

Por: Matuzalém Guimarães em 04/02/2009


Porque todo mundo fala desse tal Linux?



Com toda certeza os comentários mais comuns que você já ouviu ou ouvirá a respeito do Linux são:
  • "O Linux é free e eu quero liberdade de poder fazer o que quiser com meu computador!";
  • "O Linux é melhor que o Windows!";
  • "O Linux é mais seguro!";
  • "Com o Linux eu posso invadir o computador dos outros!".

E por aí vai... A lista de argumentos é enorme!

Mas isso aí é apenas a superfície da coisa toda. É apenas o início da sua jornada.

Alguns destes argumentos você verá que sempre fará parte das discussões sobre o assunto e outros... Bem, digamos que eles sejam mais filosóficos. Sendo assim você acaba de entrar para a faculdade, cheio de sonhos e ideais, achando que sabe mais que aqueles professores só porque você aprendeu em algum blog por aí como usar um super turbo power plus keyloger e pegou a senha do Orkut e do MSN da sua namorada, hein?! ;-)

E outros já trabalham na área e sempre acharam uma grande perda de tempo frequentar 4 anos ou mais de curso, sendo que um cursinho de programação já facilita muito o trabalho. Bom, mas a empresa decretou que ou você tem um curso superior em TI ou você será convidado a buscar novos desafios profissionais em outras organizações.

E você meu caro que já atentou-se para a necessidade de aperfeiçoamento e quer em muitas vezes seguir uma carreira acadêmica, envolvido com ensino ou pesquisa e quer ajudar a nação a crescer tecnologicamente.

Seriam esses alguns perfis básicos dos ingressantes no ensino superior e quem vão se deparar com o Linux em seus estudos em algumas matérias como programação usando o compilador GCC, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Redes, Segurança de dados etc.

Porque eu deveria perder horas estudando esse troço complicado?

Primeiro, porque você vai querer passar nas matérias. Segundo, porque num futuro bem próximo e com seus avanços, acabará percebendo que isso vai abrir sua percepção do funcionamento de muitas coisas na computação. Coisas estas que na maioria das vezes você utiliza e nem sequer parou pra pensar em como aquilo acontece.

Você tem agora a oportunidade de mudar a sua vida. Simplesmente porque há tempos um cara na "mesma situação" em que você se encontra, decidiu depois de gastar horas a fio programando em C em um computador que o seu celular dá de mil a zero no poder computacional de processamento e armazenamento. Mas ele conseguiu fazer aquilo! Ele criou o famoso Kernel, aquela coisa estranha que todo mundo comenta, mas que você não viu. E o melhor, ele disse que era gratuito e que você, é você mesmo! Poderá copiar, alterar e distribuir, mas deixando claro nos comentários no código fonte quem foi que fez originalmente e quais mudanças foram realizadas por você.

Portanto se você tem alguma idéia legal, por mais absurda que seja (alguém sempre vai dizer isso das melhores idéias), recomendo: mãos à obra! Provavelmente Linus Torvalds (O criador do Kernel do Linux) ouviu muitas vezes isso de alguém. E hoje o que você acha da idéia dele?

Lembre-se que agora você não é um simples "usuário". O poder agora está em suas mãos e como diria o tio do homem-aranha: (isso mesmo!) "Um grande poder, traz grandes responsabilidades".

Ubuntu, ArchLinux ,Kurumin, Fedora etc. Qual o mais fácil de aprender?

Não fique preocupado, esta é uma dúvida muito comum pra quem está entrando no mundo Linux. Se você fizer uma consulta rápida no oráculo Google, verá esse mesmo questionamento em diversos Blogs, fóruns, listas etc. E uma resposta bastante comum e sensata: "Linux é uma questão de familiaridade e necessidade".

Vai aqui uma dica, não se deixe levar por propagandas do tipo: "A distro (abreviação para distribuição, esse é o termo utilizado para os vários "sabores" de Linux.) tal é a melhor porque eu posso ter controle total sobre ela". Esse argumento geralmente vem dos caras mais experientes e que tem necessidades bem diferentes da sua, pelo menos por agora.

Nesta etapa você provavelmente estava usando um sistema proprietário (Mais um termo estranho pra você? Acalme-se, eu explico. Proprietário é o termo designado para aquele sistema operacional que muito provavelmente você não pagou pela licença de uso e pegou uma cópia da internet, comprou em algum vendedor na rua, ou mesmo do seu vizinho. E que não permite que você possa alterar nada, nem muito menos, copiar ou distribuir com seus amigos. É isso aí... Eles classificam isso como crime!) e este sistema já "facilita" algumas coisas pra você, como por exemplo, instalar seus games favoritos, assistir seus filmes, navegar na net e ler os artigos do viva o Linux etc. Mas que não vão te ajudar a compreender os fundamentos da computação. E é para isso que você foi para a Faculdade, do contrário você faria um cursinho e seria "especialista" em alguma ferramenta em particular.

Leitor: - "Matux, mas você ainda não disse qual Linux usar!"
Matux: - Disse sim! Está nas entrelinhas.
Leitor: "- Como assim? Entre...o que?"
Matux: "Filho, quem disse que a vida é fácil?!"

Brincadeiras a parte, recomendo que você comece pelas distribuições que muito tem feito pela facilidade do uso do Linux, algumas que eu considero que esteja fazendo isso: Ubuntu, Fedora, Kurumin, openSUSE. As opiniões aqui são divergentes, mas se você escolher qualquer uma destas garanto que não vai se arrepender.

Isso porque se você precisar instalar ou remover algo, torna-se uma tarefa bastante simples se comparado a outras que você ainda não tem experiência. Elas oferecem uma instalação simples, clara e segura. Seus parâmetros de configuração também são bem tranqüilos. Isso vai tornar suas experiências iniciais com o Linux bem mais atraentes e confortáveis. Lembre-se que você quer conhecer e usar o tão falado Linux e não torna-se um inimigo ferrenho deste quando tiver que instalar algum programa ou acessar o seu e-mail.

Outra dica que dou é Live CD. Já ouviu falar? Isso mesmo! Aquele CD que contém uma distribuição do Linux onde você pode rodar o sistema em seu computador sem a necessidade de instalar nada por enquanto. Isso vai te dar uma segurança maior quando você quiser instalar ele em seu PC.

- E o tão falado Slackware, me tornará respeitado entre meus amigos?

Depois que você se sentir seguro no sistema e quiser se aprofundar no assunto, faça um teste com uma distribuição mais robusta e que vai te ajudar nesta etapa de imersão profunda de conhecimento. Aí fica uma dica muito pessoal, recomendo que você utilize o Slackware.

Calma, não se assuste! Ele não é essa besta com sete cabeças como muita gente pensa. Mas uma ótima oportunidade de você saber como realizar intervenções no sistema de forma direta com os softwares, ou seja, "na unha" ou "na mão grande" como muita gente por aí se refere.

Isso vai te levar a um patamar mais elevado, quando você tiver que estudar banco de Dados, Segurança, Firewalls, Proxy, SSH, etc. E começa a te levar para outra etapa na sua carreira como estudante ou profissional. E agora, para aonde vou com esse Linux?

- E agora, para aonde vou com esse Linux?

Agora que você já aprendeu bastante coisa neste fantástico Sistema Operacional, estudou, dedicou-se nos finais de semana, ficou até altas horas da madrugada estudando, chegou a hora de você realizar mais alguns esforços.

Leitor: "- Como assim?!! Mais esforço ainda???!!! $%&*#@!!!!!"

É isso aí, a vida que você escolheu meu caro é árdua. Você terá que estudar sempre e a toda hora. Todo dia você vai ver que alguma coisa foi desenvolvida e que é melhor do que aquilo que você julgava ser o "The Best of the Best" (O melhor do melhor). E caso você não fique atualizado, vai perder "o trem da história". A menos que você dedique-se a programar em COBOL. (isso mesmo ele está mais vivo do que nunca, ele é pior que o Jason em sexta-feira 13!). E muitos bancos estão contratando profissionais que saibam como dominá-lo.

Você já ouviu falar em certificações? Bom, é uma forma que as empresas encontraram para ter certeza de que aquilo que você disse na entrevista ("Eu sou o cão chupando manga em Linux") e que você colocou no teu curriculum é verdadeiro mesmo. "Não basta dizer que sabe, tem que comprovar". Já dizia um slogan sobre certificações Linux.

Recomendo que faça uma busca por "certificação Linux" no grande oráculo Google, e você vai encontrar várias formas de se preparar para as provas que farão de você um profissional em Linux reconhecido e valorizado mundo todo. Aliando suas preciosas horas de estudo com uma certificação e seu canudo universitário, mas não esquece de que o inglês é fundamental também, hein?! Você com toda certeza será um grande profissional, bem destacado e com uma bagagem de experiência para poder ajudar os que estão iniciando no mesmo caminho com você.

Isso é a tão famosa comunidade open source da qual você faz parte! O espírito do free software é a colaboração. Por esta razão é que muitos dizem: "The future is open!" (O futuro é aberto!).

Viva o Linux!

   

Páginas do artigo
   1. Porque todo mundo fala desse tal Linux?
Outros artigos deste autor

Estatísticas para todos

Técnicas forenses para identificação da invasão e do invasor em sistemas Unix/Linux através do SSH (parte 2)

NFS rápido e direto usando Slackware 12

Monitoramento de redes com o Zenoss

Técnicas forenses para identificação da invasão e do invasor em sistemas Unix/Linux através do SSH (parte 1)

Leitura recomendada

MATE Desktop 1.16.0 [GTK3] no Slackware

Mamãe, quero Slack! (parte 1)

Sistemas Operacionais, Kernel e Shell

A teoria Linux por trás dos acessos e dos atalhos

Gerenciamento de pacotes RPM

  
Comentários
[1] Comentário enviado por silasgtcs em 04/02/2009 - 20:41h

Apesar de não ter toda essa experiência com linux eu uso o Slackware. De uma forma ou de outra ele sempre me proporciona novos desafios, fazendo com que eu busque o conhecimento. E é exatamente por isso que faço questão de mantê-lo. Parabéns pelo artigo.

[2] Comentário enviado por vitoleandro em 04/02/2009 - 20:50h

Cara lindo artigo. Concertesa vai abrir a mente de muita gente que usa linux não so por ser um belo sistema que te leva a um aprendisado enorme mas sim para dizer ao amigo: Olha eu to usando linux !

[3] Comentário enviado por SamL em 04/02/2009 - 21:28h

Parabens pelo artigo!
Depois de ler o artigo me lembrei de um dia que no curso de ciencia da computação
eu era o único que sabia usar o BrOffice.org, de um total de +- 93 alunos em sala, estavamos tendo
aula de MTC(disciplina do básico, ou de atraso, ¬¬) e a professora pediu ajuda para iniciar a apresentação de slides, ninguém se manisfestou, nem eu, depois de esperar uns 15 minutos
e dizer que fazia vergolha uma sala com alunos de ciencia da computação não saber usar o BrOffice.org(Sam L: -E uma professora universitária? :P) resolvi ajudá-la resolvendo o problema da apresentação e ensinando um pouco como "domar a fera", image quando meus colegas tiverem que encarar a linha de comando do Linux, sendo que, só sabem , acredito eu, acessar orkut, msn e pensar pouco.
vlw!

[4] Comentário enviado por bcorrea2 em 04/02/2009 - 23:37h

Maravilha de artigo, é o que sempre achei do Linux, S.O. livre, é como MATRIX (fazendo uma analogia boba), é como acordar pra realidade, ao entrarmos no mundo Linux é como se tomasse-mos a pilula vermelha.

Linus Torvalds é nosso Morpheus, nos oferecendo seu S.O, a pilula!!!

Abraços a todos!

[5] Comentário enviado por demoncyber em 05/02/2009 - 05:45h

Ótimo artigo, hehe o "cao chupando manga" hauhuahuah :), concordo em você em todos os pontos até a recomendação final sobre o slackware, hehe aprendi e tive muitas experiências com ele, meu primeiro exame da lpi agradeço a ele :), minhas noites mal dormidas e muitas amigos e coisas mais, aaa e bom não podemos nos esquceer as oportunidades que a cada dia temos de encontramos mais monges do gnu/linux escondidos nos canais perdidos do irc, mostrando e criando as maiores "the best tools" hauhau X), e por isso que as doses de café não podem faltar em uma madrugada virada estudando sobre tecnologia :).

Hora 5:48, hora que vou para o trabalho hoje 7:30 hauhuahu é a vida :)

Parabéns!!!

[6] Comentário enviado por fulllinux em 05/02/2009 - 10:13h

Não preciso falar nada! up...

Abraço!

[7] Comentário enviado por Linukinhos em 05/02/2009 - 13:37h

Idem[6]... Mas eu TENHO QUE FALAR! Rsrs.

Sou um verdadeiro USER FETUS in the Linux! Porém "This world makes me dream high!" e, é por essas e outras ( ou seja: por seu artigo e tantos outros aqui no vivaolinux.com.br ) que faz-me querer mais e mais querer seguir a carreira LIVE !!! =)~

Perfect article! Congratulations!

[8] Comentário enviado por pink em 05/02/2009 - 13:59h

Amei o artigo, muito bom.
Pois é, eu praticamente vivi o seu artigo, passei por várias distros, desde Conectiva à Slackware, hoje uso mais o Debian.
Hoje estou no 4º semestre de Sistemas de Informação, agora começamos com o Linux, é muito bom ver o lado de outras pessoas a respeito do pingüim, muitos que estudam comigo dizem que o Linux é the best, mas que peca num quesito, a tal IHC, Interface Ser-Humano Computador, o que o diferencia do Windows. Eu não vejo isso como problema, é somente um argumento sobre a infinidade de possibilidades no universo free. E voltando, para aqueles que não conheciam o sistema, estão amando e dá-lhe cd’s do Ubuntu kkk
Uma coisa também é a atualização constante, quem escolheu essa área é fundamental estar atento às novidades e lançamentos, já passei noites a fio, e uma coisa eu aprendi: comer maçã tira o sono de verdade, é mais eficaz do que café ou pó de guaraná kkk
No mais é só, já faz parte dos meus favoritos.
Parabéns pelo artigo, fique com Deus.
[]’s

[9] Comentário enviado por Lucius Monsieur em 05/02/2009 - 15:01h

Excelente artigo. Sou novo no Linux e estou trabalhando na area. o que ajuda-me bastante no aprendizado. Utilizo uma distro propria da empresa em que trabalho (www.keepsoftware.com). o KeeP-OS. Considero uma excelente distro voltada ao usuario final (facilita a utilizaçao do Linux). e que proporciona um otimo aprendizado em modo Console. Espero. em breve. poder escrever um artigo sobre esta distro para compartilha-la convosco...

Parabens pelo artigo. Certamente ajudara a abrir a mente dos iniciantes neste estilo de vida...

Abraço

[10] Comentário enviado por removido em 05/02/2009 - 16:17h

Muito bom mesmo.

[11] Comentário enviado por walmer em 05/02/2009 - 16:46h

Parabéns pelo artigo, muito bom, foi exatamente em busca do conhecimento que comecei a usar linux quando entrei na facul.

[12] Comentário enviado por rbn24 em 06/02/2009 - 00:24h

parabens pelo artigo, cara ficou show

[13] Comentário enviado por locfree em 07/02/2009 - 17:58h

Bom sou usuario novato no linux, comecei instalando o ubuntu e agora comecei a migrar para o fedora onde ja me deparei com algumas difenças bem interesantes e por enquanto
vou usa-la ate pode conhece-la um pouco mais, e espero daqui algum tempo estar usando o Slackware pois ja houvi falar muito bem dele..
Muito bom artigo ... Parabens...

Vlw !!!
l


[14] Comentário enviado por d3- em 10/02/2009 - 11:17h

Ainda sou iniciante na área do linux e seu artigo fico ótimo,pois encoraja aqueles que querem aprendender sobre o famoso pingüin.
Tenho como minha primeiro distro o slackware e ele realmene é sensacional.
Desde que comecei a usar eles dar uns probleminhas e acho isso o máximo e
apesar de não conseguir resolver alguns já tive que instalar de novo.
Mas depois de ter reinstalado ele umas três vezes eu pude percebe o quanto eu aprendi.
as vezes acho que minha máquina é o problema porque ele não reiniciar nem por decreto sempre trava mas em uma outra máquina que instalei para um amigo funcionou legal :D
abraços.



[15] Comentário enviado por Weverton em 24/02/2009 - 09:07h

O artigo ficou legal, descreve bem a situação de muitas pessoas que entram pra cursos de computação.

[16] Comentário enviado por Brazilian em 14/04/2009 - 08:46h

O Artigo está lindo ^^
Uma explicação completa sobre a introdução e o que é melhor ainda está resumida :D
Assim como alguns messes atrás me apaixonei pelo "Espírito de Liberdade" e graças a ele estou mudando de Administração para Ciências da Computação em Maio =D

Enfim, parabéns pelo artigo e que venha os novos apaixonados :D

Kleiton Kleber

(Atualmente usando o Ubuntu em dual boot com o RWindows graças a meu irmão que ainda não se converteu ^^)

[17] Comentário enviado por removido em 10/07/2009 - 10:13h

Parabéns pelo ótimo artigo, atualmente sou estudante do curso de ciência da Computação e vemos a importância do sistema atualmente uso em minha residencia Ubuntu.

Forte abraço.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts