Recentemente queria formatar um HD que estava em NTFS e EXT3, famosa instalação do Windows junto com
Linux. Mas eu tinha 30GB de dados e não possuía drive ótico ou mesmo pendrive para gravar as informações. Rede, seja a interna ou a Internet, considerei muitos dados para isso, não valeria o tempo. Resolvi fazer de outra maneira e compartilho abaixo.
Usei um Linux live CD e os mesmos comandos acima. Montei o HD e usei o DD (NOTA: o DD permite if e of para o mesmo dispositivo, só evite fazer que leitura e escrita caiam no mesmo lugar ao mesmo tempo).
# dd if=/mnt/sda1/arquivo.rar of=/dev/sda seek=(setores que eu quiser que o arquivo comece a ser gravado)*
*
1. Eram 30 GB e muitos arquivos, logo preferi usar um programa de compactação, assim deixava tudo em arquivo só. Porém não escolhi a opção compactar, pois demoraria muito e a redução seria insignificante, para isso usei o winrar.
2. O comando
seek pula setores no dispositivo de saída e vou usá-lo aqui justamente para o arquivo não ficar no início do HD, assim sendo quando eu formatá-lo de novo, o que tiver ali será apagado e eu não quero isso. Também assim mantenho os sistemas de arquivos da partição montada intacta. Procure sempre afastar pelo menos 20 KB a frente por segurança. No meu caso, já mandei o arquivo mais para o fim do HD (lembrando para não por totalmente no final, pois a formatação ira escrever x blocos também no final, onde x depende da quantidade informada para a formatação. Quando isso não é informado, são usados valores padrão, mas podem variar dependendo programa usado e dispositivo, por isso sempre cheque antes. Mas nunca será algo maior que 64kb (provavelmente) logo, nem esquente a cabeça com isso não deixando o arquivo lá, mas caso precise, cheque isso bem) escrevi ele a partir dos setores que compreendiam 60 GB de dados (calcule: 60GB (em bytes) / 512 = setor). Lembre-se de colocar um a menos no DD, já que você quer ele leia a partir dali e não pule até aquele ali. Ou seja, se for 3 coloque 2. Seja para skip ou seek.
Depois formate o dispositivo tranquilamente e busque seu arquivo novamente usando DD. Use como saída ele montado e na entrada o dispositivo, não se preocupe, não haverá problemas.
Manter formatação e instalar outro SO sem fazer backup do HD inteiro
Certa vez recém tinha instalo o Windows XP em uma máquina e precisei olhar um dado que somente poderia diante o Linux. Como o Windows já tinha sido ativado e eu teria problemas caso tentasse de novo (em x tempo próximo), instalei meu Linux sem perder a formatação Windows.
Jeito 1 (redimensionando e depois voltando ao normal)
Faça uma cópia dos primeiros 4 MB do HD por exemplo. Depois faça a instalação, redimensione como quiser, procure-o mais para o final possível (ou melhor em locais não hajam dados). Depois quando quiser voltar, basta repassar a cópia dos 4MB para o começo do disco. Como os dados que haviam nos setores que continham dados não foram mexidos, estará tudo idêntico.
Jeito 2 (não redimensionar)
Faça um backup novamente dos primeiros 4 MB (4 MB tanto aqui como no jeito 1 é só um valor alto, 8KB é o suficiente, mas não custa ir pouco mais além) e depois faça a partição que quiser, no meu caso criei uma partição nos últimos 4GB do disco e instalei. Quando quis voltar, bastou copiar novamente os 4 MB que eu tinha para o início do disco e o Windows XP abriu sem saber de nada que tinha acontecido. ;)