Os bons tempos do ST é o
Amiga. Você veio de um campo ou outro e raramente haviam qualquer conversão entre dois lados. O Amiga é bem servido pelo UAE (UNIX AMIGO EMULADOR). Descrito como uma emulação quase completa das máquinas A500, 1000 e 2000, o UAE é uma grande revelação quando você finalmente pegá-lo e fazê-lo funcionar. Não é fácil, e você precisa acessar as imagens ROM (Kickstart) e os discos (Workbench), mas assim que terminar de configurar, é muito compensador e ele funciona bem com toneladas de jogos do Amiga.
Infelizmente não há suporte para os gráficos avançados do A2100. O UEA é gratuito e vale a pena ser experimentado, encontre-o no site
www.freiburg.linux.de/~uae.
Nem tão exuberante foi seu rival, o
Atari ST, que é muito mais familiar em aparências graças a utilização da área de trabalho GEM, que também apareceu anteriormente nos PCs Amstrad. O ST possui uma excelente presença emulada na forma do StonX, uma soberba codificação de software. Mas para utilizá-lo você precisará de uma maneira de obter imagens dos TOS ROMs, assim que as tiver, o StonX produzirá uma máquina compatível com o ST que a Atari jamais poderia ter sonhado. O StonX está disponível no site
http://stonx.sourceforge.net/.
Máquinas 8 bits
Os Sprinters em bitmap, problemas de cores, intermináveis erro de carregamento e uma indeterminável quantidade de jogos licenciados de filmes das máquinas 8bits da Ocean.
As grandes rivais eram, obviamente, a Spectrum e a Commodore 64. O Spectrum esta vivo e bem na forma do SpectEMU. Esse emulador fornece emulação em velocidade total de um Spectrum 48 k padrão e executara facilmente jogos clássicos como JetPac.
O modelo mais recente de 128 k não é suportado por esse emulador e também não existem periféricos como a interface 1, mas ainda assim vale a pena dar uma olhada.
Existe também o XZX (
http://www.philosys.de/~kunze/xzx), que suporta esses recursos, mas perde um pouco na velocidade.
O C64 é uma máquina soberba para jogos com títulos clássicos de decodificadores, como Jaff Minter e Andrew Braybook, alguém quer jogar Paradroid?. Em forma emulada, você encontra projetos como o ec64.
Consoles de vídeo-games
Consoles antigos nunca morrem - eles vivem no CÉU da emulação.
Cada console que você pode pensar em um emulador para ele, já existe ou esta em desenvolvimento. Nem todos eles são o que nos chamaríamos de jogáveis (mesmo com muita boa vontade) e muitos parecem ser mais um exército técnico do que uma forma de jogar Sonic the Hedgehog ou Super Mario Bros em um PC. Existem muitos para serem listados individualmente aqui, mas mostro apenas aqueles que gosto mais.
As máquinas da SEGA como o Master system, o Game Gear e o Mega Drive, são todas emuladas por projetos como o excelente Generator (
http://www.squish.net/generator/) e o Mastergear (
http://fms.komkom.org/MG).
Tanto o SNES de 16 bits como o NES de 8 bits da Nintendo possuem um segmento leal em emuladores disponíveis, que incluem o iNES (
http://fms.komkom.org/iNES), o Darcnes (
http://www.dridus.com), o SNEmul (
http://www.multimania.com/cassiop) e o soberbo Snes9x (
http://www.snes9x.com).
Notas sobre emulação
Em termos simples, o ato de simular quando um programa é escrito para algum sistema operacional ou plataforma de hardware e traduzido para ser executado em outro. Você verá que isso é bastante utilizado se você visitar alguns sites de emuladores e derivados, pois muitos emuladores populares são disponíveis para Windows, Dos, Mac OS, Amiga, Unix e
Linux.
Nada especialmente interessante nisso, mas não poderia deixar de mencionar o que e possivelmente uma das mais bizarras traduções de emuladores que já vimos. O
MAME, o sistema de arcade multiplataforma que já foi até traduzido para o DIGITA, que é o sistema operacional que roda em certas câmeras digitais.
Portanto se você gostaria de ter antigas máquinas de jogos de arcade em sua Kodak DC220, DC260, DC265 e DC290, a Minolta Dimage 1500 EX e HP C500 Photsmart, dê uma olhada no MAMED (
http://www.zophar.net/digita/mame.html), agora realmente vocês leram tudo...
Questões de direitos autorais
Se você efetuou o download de imagens ROM, você precisa saber que elas estão sujeitas a restrições de diretos autorais.
Em quase todos os emuladores que vimos, são completamente grátis em termos monetários, muitos deles não funcionarão como você espera, pois esta faltando algo vital, a ROM do sistema que está emulando.
Ao contrário dos PCs que utilizam sistemas operacionais baseados em discos, a maioria das antigas máquinas armazenavam o sistema operacional inteiro ou a porção (BOOTSTRAP) em um chip ROM.
Sem um arquivo de imagem contendo o interior desse ROM, os emuladores não funcionarão. Se você possui a máquina original, existem várias ferramentas que você pode utilizar para copiar o ROM para o disco de um PC, mas esses normalmente necessitam de um computador especial e vários tipos de cabos complexos e interfaces. É ilegal efetuar o download de um ROM já copiado, de qualquer ROM do sistema que precisar, porém não é preciso dizer que certos sites irregulares continuam a oferecê-los.
Se você obtém um ROM legitimamente ou não é uma escolha sua, já esta avisado que isto e ilegal.
Assim como as ROMs de sistemas, você precisará de software para executar seu emulador escolhido. Mais uma vez este é um caso complicado, sendo que os portadores dos direitos autorais ainda possuem os direitos legais a esses programas e jogos, não importa quanto tempo faz que eles tenham sido lançados.
Portanto posso afirmar com certeza que existem sites na internet oferecendo ROM, mas não vou mostrá-los aqui.
Isso ai pessoal, falow!
Lords Torvalds