Muitas pessoas, após instalar o Linux, sofrem com problemas de resolução de vídeo. Um método muito simples de se resolver isso é fazer o seguinte:
Em um terminal qualquer, logue-se como root e digite:
# xorgcfg -textmode
Caso você não consiga rodar o comando acima, tente:
# xf86cfg -textmode
Algumas distribuições, como o Debian, usam como padrão o xf86. Após ter digitado, dê um enter, ele abrirá um terminalzinho gráfico parecido com o abaixo:
Bom, agora não há sem segredos quanto ao mouse, pois é intuitivo e teclado também. Caso alguém não saiba, o mais usado nos teclados do Brasil é o BRAZILIAN ABNT2 (o que possui a tecla com ç) e depois basta confirmar com o BRAZILIAN.
Monitor
Já para o monitor você precisa saber qual a resolução que ele suporta, a maioria hoje já agüenta o 1024x768, mas caso escolha um e não funcione, pode passar novamente o comando para tentar achar a certa. Uma resolução que sempre funciona, porém as letras ficam muito grandes, é a 31.5; Standard VGA, 640x400 @ 60 Hz, como mostra a figura abaixo. Não aconselho, pois como já disse, as letras e tudo mais ficam muito grandes, mas se seu monitor não suportar nenhuma das outras opções, essa suprirá suas necessidades, pelo menos momentaneamente.
Card
Essa opção é para definir sua placa de vídeo. Logo quando você dá o enter nessa opção ele pede para que coloque um nome para esse cartão de vídeo, basta dar um enter, não há a necessidade de escrever nenhum nome específico.
Na próxima tela ele mostrará uma base com alguns cartões de memória, se você souber qual é o seu, basta procurá-lo lá e dar enter, caso contrário recomendo você achar entre essas a opção chamada VESA, um cartão genérico que funciona tão bem quanto se fosse o cartão de vídeo original da sua placa. Daí ele pedirá uma confirmação do vesa, basta dar ok, outro enter e mais um para finalizar a configuração.
Screen
No Screen você definirá a quantidade de cores e a resolução do monitor. Dê um enter em cima de "Configure Screen", bata 3 enters até chegar na seguinte tela:
Aí você escolherá a quantidade de cores que sua placa agüenta, no meu caso 24 bits, porém se a sua não agüentar, escolha uma quantidade menor. Após ter escolhido, dê next ou basta dar um enter, ele irá para a seguinte tela:
Aqui você escolherá a resolução da sua área de trabalho, isso irá variar de acordo com seu monitor e placa de vídeo. Como minha placa de vídeo e monitor suportam até 1024x768, uso a tecla de espaço para marcar tanto a opção 800x600 quanto a 1024x768, porém se lá em cima você escolheu a opção do seu monitor para 640x480, somente marque essa opção nessa tela.
Layout
Em Layout ele irá pegar a nova configuração que você fez, então caso já haja alguma lá, remova e na opção do layout não tem segredo, é ir dando enter até acabar.
- Write XF86Config and quit
Essa opção salvará todas as configurações que já foram feitas e sairá do programa, basta dar enter também até o fim dela.