Esse tutorial mostra como tornar uma distribuição Debian completamente independente da internet (perto dos 95% - exceto pelos updates de segurança), auxiliando assim no aprendizado do Linux por quem não possui internet banda larga e facilitando a administração de máquinas com Debian.
Até agora foi feito a emulação contínua das mídias do Lenny, mas para o apt-get ficar realmente disponível você deve:
6. Adicionar as seguintes informações em seu sources.list:
# somente isso é necessário no sources.list
# o resto como repositório de segurança e
# outros são de sua responsabilidade , então adicione-os
deb file:/mnt/dvd1 lenny main contrib
deb file:/mnt/dvd2 lenny main contrib
deb file:/mnt/dvd3 lenny main contrib
deb file:/mnt/dvd4 lenny main contrib
deb file:/mnt/dvd5 lenny main contrib #
# fim da modificação de apt-get off-line
#
[1] Comentário enviado por mcnd2 em 01/08/2009 - 20:11h
Muito bom seu artigo...
Já tinha pensado em ter uma fonte do debian totalmente off-line (como descrito por você), mas pela banda que tenho (3g), que na minha opnião ainda está deixando a desejar, iria ficar semanas e semanas para baixar os DVD`s total do debian.
[2] Comentário enviado por SephirothHG em 02/08/2009 - 01:43h
Muito interessante o seu artigo.
Infelizmente, muitas pessoas ainda não possuem banda larga disponível, o que dificulta e muito na utilização/aprendizado de um sistema GNU/Linux.
Digo isso porque não possuo conexão banda larga e simplesmente não consigo configurar meu modem discado para funcionar no Linux. Portanto, seu artigo é altamente relevante.
O único problema é fazer o download de todos os DVD's. Aí é necessário pedir um favor pra alguém, hehe.
[3] Comentário enviado por rgrsoares em 02/08/2009 - 16:17h
Seria interessante juntar com esse tutorial um outro chamado "Doação de distros" como um que houve no Fórum GDH (www.guiadohardware.net/forum), que infelizmente perdi o link. Doação entre aspas porque, quem tem internet banda larga baixaria os cds/dvds e enviaria via carta normal para quem tivesse interesse e cobraria "somente" o preço das mídias (por aqui tá +-R$ 0,75, cd ou dvd) + o preço do envio. Recebi 4 dvds da Bahia (moro no Paraná) e paguei somente R$ 3,50 de correio + o preço das mídias. Isso ajudaria pessoas como eu, que só tem net discada...
[4] Comentário enviado por caiokrx em 02/08/2009 - 23:35h
PARABÉNS, EXCELENTE
MUITO BOM SEU ARTIGO DEU CERTINHO NOSSA MAIS COMO EU CORRI ATRAS DE ALGO PARA FAZER ESSES DIAS ATRAS E FOI TÃO COMPLICADO SABE QUE EU TINHA DEIXADO QUIETO
[6] Comentário enviado por giovanildo em 03/08/2009 - 11:28h
Excelente dica quando começar a trabalhar administrando alguma rede com distros debian-like vai me ser muito útil por enquanto trabalho mais com clientes, ai eu instalo e depois copio os pacotes .deb que guardo no pendrive para o /var/cache/apt/archives, assim quando vou atualizar o sistema e instalar aplicativos instala direto sem precisar baixar da internet.
[8] Comentário enviado por walterti em 15/09/2009 - 07:29h
estou tendo com debmirror o mesmo problema que tive com o debpartialmirror o meu repositorio nao é exatamente igual ao do debian. pq isso? eu entro na pasta do repositorio e faltam alguns arquivos tanto no main quanto no contrib e non-free
lembrando que o comando nao retorna erro algum... simplesmente nao baixa os arquivos
** Ou ainda pedir a algum amigo que tenha banda larga , para baixar para você , incluindo o mirror multimídia !
-----------------------------------
Para aqueles que baixarão uma arquitetura diferente (ou mais de uma) , pode fazer o dpkg-scanpackages , filtar só a arquitetura , segue como ficaria o comando :