O que vocês acham de um LiveCD inteligente, que carrega uma interface gráfica de acordo com a capacidade da máquina, sendo XFCE para baixa capacidade e KDE para alta. Se gosta de Linux, não pode perder este artigo sobre esta distro brasileira que agora conta com ISO para download.
O Sistema Operacional FeniX atende hoje muitas empresas e fabricantes de computadores, bem como usuário finais que baixam de forma gratuita nosso sistema no formato ISO. Agora lançamos a segunda versão de nosso FeniX LiveCD 2.0. Esperamos que você teste e goste do sistema, baixe o download e se gostar nos avise, em caso de problemas, reporte também. Seja bem vindo ao FeniX. Possuímos uma versão GPL para o programa Computador para Todos, cujo código fonte esta disponível nos repositórios deb e direcionados em nosso site.
Nosso projeto nasceu em 1999, pois vendíamos computadores e fomos um dois primeiros a vender Desktop com o Conectiva Linux 5.0. Mas devido as dificuldades, resolvemos desenvolver uma solução mais prática para esta finalidade, foi dai que surgiu o Sistema Operacional FeniX - Linux (GNU). Se gostou do que leu aqui, continue a ler este artigo nos próximos tópicos, que gostará ainda mais.
Um abraço a todos os entusiastas do Linux!
Ivo Gilberto Martins Junior
Diretor Técnico - Pró-Linus Desenvolvimento e Sistemas Ltda.
[1] Comentário enviado por Grobsch em 28/03/2006 - 07:12h
Olá Gilberto, bastante explicativo o artigo, vejamos se o FeniX consegue dessa vez passar pelo V.O.L. sem ofensas... Você esqueceu de dizer que o FeniX utiliza o Linux-live, com UnionFS e SquashFS, é um dos poucos livecds com base Debian que utilizam o sistema modular.
[3] Comentário enviado por reimassupilami em 28/03/2006 - 09:09h
opa, muito interessante, já estou baixando a iso aqui, com certeza vou testar... parabéns, está muito completo o artigo...
só algumas dúvidas:
- o Fenix é baseado em Debian?
- o Fenix detecta modens discados tambem?
- pcs antigos, como um Pentium 133 com 32 de RAM, consegue rodar o Fenix?
- eu não consegui acessar o site aqui
[4] Comentário enviado por gibagiboia em 28/03/2006 - 09:31h
Ola, sim o FeniX é baseado no debian testing, ele detecta automáticamnete modens discado sim, pcs antigos ate o live cd roda, pois ele é inteligente preparei um script que detecta se a maquina é mais lenta e com pouca memoria e abre em vez no kde o xfce4 que consome 46 meha de ram. Mas numa maquina com 133Mhz nao testei pode ficar lento!!! Meu site esta no ar, estava em manutenção !!!
[5] Comentário enviado por agk em 28/03/2006 - 09:39h
Muito bem elaborado o artigo, esta de parabéns. Só não concordo em vocês chamarem o Fenix de Sistema Operacional, pois apesar das inúmeras modificações que vocês fizeram o Sistema Operacional continua sendo GNU/Linux, no mais gostei do artigo, vou baixar a imagem do CD para poder avaliar melhor.
[7] Comentário enviado por Edu.linux em 28/03/2006 - 11:57h
Gostei do artigo, e vou baixar a imagem iso pra testar!
Felicidades em seu projeto!
uma dúvida, eu gostaria de saber se o Fenix tem um bom suporte a ssh, vpn...
[12] Comentário enviado por reimassupilami em 29/03/2006 - 08:19h
gostaria de saber se o Fenix tem ferramentas para facilitar o uso de alguns programas windows nele... no meu trabalho a principal razão de ainda nao termos migradao os pc para linux é que não encontramos ainda uma forma aceitavel de rodar aqueles malditos programas da caixa, tipo conectividade, sefip, sicalc, essas coisas...
[13] Comentário enviado por insabralde em 29/03/2006 - 13:27h
É interessante ressaltar que colocaram muitas facilidades no CD, mas deixaram a desejar na parte de configuração e ambiente gráfico (usuários iniciantes buscam imagens de icones para se situar no sistema, no FeniX os icones são quase todos iguais), e quanto ao suporte para máquinas mais antigas (que existem aos montes), só o sistema para detecção do hardware e configuração do que será carregado não é o suficiente, vira-e-mexe da erro. Teste em 09 micros (4 novos P4 2.8 e 5 antigos - k6-2 500, Pentim 266, 300, etc) só 6 funcionaram belezinha (detalhe: os mais novos e os mais potentes dentre os mais velhos).
Não que eu seja contra ou que queira queimar a Distro (sou a favor de todas e acredito que o sol nasce para todos). Tanto que os micros mais novos já estão rodando a distro, os usuários e eu gostamos do desempenho e funcionalidade. Mas gostaria de ressaltar somente os aspectos que deixaram a desejar na Distro.
Como dizemos aki:
" Software Livre - use e copie a vontade"
[14] Comentário enviado por gibagiboia em 29/03/2006 - 17:17h
E ótimo que façam críticas para melhorar, quanto ao ícones parecidos considero uma falha tambem por isto em breve estamos lançando uma versão com noco tema show de bola com características muito belas e distinguíveis em termo de ícones. Quanto a performane em máquinas antigas fez poucos testes, a rotina noa deveria dar erro nao!!! Pois e muito simples. Quanto ao desempenho em maquinas velhas o ideal instalr no hd esperar algo de um livecd e loucura, a não ser que fizesse um live cd, para maquinas antigas exclusivamente.
[16] Comentário enviado por gibagiboia em 31/03/2006 - 10:51h
Sim e free!!! Quanto ao site esta semana sempre depoisdas 10 da noite estamos fazendo manutenção no restante do dia esta ok!!! Pode acessar!! Um abraço!
[20] Comentário enviado por gibagiboia em 03/04/2006 - 15:39h
Amigo vc pode ser tido 2 erros comuns, o primeiro e gravar a ISO como dados vc deve gravar ela em formatado ISO no nero ou no k3b tem esta opção, outra coisa e gravar em alta velocidade, recomendo que grave em 2x. Por favor se continuar a ter problemas me avise. Vc baixou o livecd ou versão.hard disk???
[23] Comentário enviado por gibagiboia em 04/04/2006 - 14:08h
A ISO esta correta ou seja o arquivo que vc baixou esta ok!! o problema com certeza esta na hora de gravar, vc esta gravando como dado!! Se esta usando o nero siga os passos abaixo:
1- Abra o Nero e clique em File > Burn Image.
2- Aponte o arquivo que será gravado.
3- Clique em "Write" para gravar o CD.
e se esta usando o k3b
1- Na tela principal do Programa clique em Ferramentas > Gravar Imagem ISO.
2- Aponte o arquivo, escolha a velocidade de gravação e clique em "Gravar".
[25] Comentário enviado por yuristeindorfer em 17/10/2007 - 17:49h
Alguns computadores da minha empresa são vendidos com sistema fenix so por apresentar compatibilidade com a fax modem v92, e possuir uma boa lista de hardware homologados. mas esse eh realmente o único motivo! vou passar uma lista de bugs que me motiva a não trabalhar efetivamente com o sistema:
não instala em hd sata (q a muito tempo vem substituindo os hd's IDE);
quando criamos novas contas de internet discada, ela é apagada qdo reiniciamos o micro;
o konqueror vem sem a barra de localização, e qdo ativamos a barra, essa alteração é descartada ao reiniciar o konqueror;
software mensageiro Mercury é chamado de aMSN fenix, qdo na verdade aMSN é o nome de outro mensageiro;
Inúmeros Softwares levam o nome Fenix antes ou depois do nome original do programa. Exemplo: aMSN = AMSN Fenix, calc = Fenix-calc, draw = Fenix-Draw. (particularmente acho isso muita pretenção e um abuso com vários desenvolvedores, quando passam a insinuar que são os criadores de vários softwares excelentes como o open-office, thunderbird, Mercury, etc. Isso é digno de um grande processo judicial!!)
Ao abrir mensageiro Gaim (que é chamado de “Juntos” pelo Sistema Fenix) você pode observar que já existe uma conta criada (prolinus@hotmail.com) e se vc for na localização dos logs do mensageiro Gaim (/home/fenix/.gaim/logs/msn) vc pode perceber várias conversas gravadas desse perfil. Dentre os logs, (pra quem tiver curiosidade de ler) tem conversas sobre o “desenvolvimento” do Sistema Fenix. (vacilo hein!)
Ao plugar um dispositivo USB, o Sistema Fenix reconhece q um dispositivo foi plugado na porta USB e lhe dá uma série de opções para configuração (ótimo), porém não temos a opção de desmontar o dispositivo (no caso de um pendrive, oq pode ocasionar a queima se o mesmo não for desmontado antes de ser removido da porta USB) e quando removemos o dispositivo, ele da a mesma opção de configuração, como se estivéssemos conectando outro dispositivo (hehehe, da é vontade de rir), sem falar que não podemos conectar dois pendrive ao mesmo tempo.
Com mais de um ano depois do lançamento da versão final do debian, o Sistema Fenix ainda insiste em utilizar a versão teste.
Cansei... acho q se eu for relatar todos os bugs q percebi com algumas horas de utilização naum vou parar de escrever hj. Vou deixar pra vcs descobrirem o resto.
[26] Comentário enviado por glaudiston em 01/02/2008 - 11:11h
yuristeindorfer, não vamos apedrejar a distro.
tudo bem que ela tenha seus erros, todas tem...
concordo que alguns são mais graves.
mas eles vão corrigir isto com o tempo.
Eu gostei da distro.
Só que não consegui acessar a internet discada, nem com o discador dela, nem com o discador do iBest q eu instalei...
conecta normal... blz, consigo resolver os IPs mas não recebe pacote.
acho q é algo com o gateway.
[27] Comentário enviado por estermoreira em 28/10/2009 - 10:36h
Tentei recuparar o meu sistema Fenix Linux, ficou mais de 8 horas ligado recuperando e quando pediu pra dar enter pra continuar, começou tudo denovo. Alguém sabe me dizer, pois estou sem meu notebook.
[28] Comentário enviado por zaiavai em 12/04/2010 - 20:07h
Boa noite gostei muito do programa e das facilidades do mesmo só tenho um pequeno problema sem querer ou por falta de abilidade minha irmã colocou login e senha par iniciar o programa e ela não se lembra da mesma, e ja procurei em diversos site e não consigo achar nada relacionado como fasso para cancelar a mesma se alguem puder solucionar minha duvida agradesso meu nome é ivair email zaiavai@hotmail.com
[29] Comentário enviado por gibagiboia em 13/04/2010 - 15:17h
Querido usuário FeniX Zaiavai, tente o usuário Padrao login=fenix senha=fenix123
Se isto não resolver!
Uma outra alternativa, e vc fazer um procedimento mais complexo, entre no instalador avançado e siga as seguintes instruções
1- Depois de entrar no instalador avançado
2- Abra um programa chamado xterm ou konsole
3- digite su
4- digite: mount /dev/sda2 /mnt
5 -chroot /mnt
6- passwd fenix
escreva uma nova senha
7- cd /
8- umount /mnt
9 pronto reinicie a maquina e veja se a senha agora e valida.
[30] Comentário enviado por zaiavai em 21/04/2010 - 17:27h
Boa tarde amigos, aqui é zaia vai novamente agradeço pela dica mais não funcionou tente login fenix mais ai ele pede a senha e vc tenta digitar mais ele não sai do lugar resumindo não consegui digitar 123 o teclado parece que trava se tiver outra dica agradeceria quanto a tentar outra alternativa não tem jeito porque ele não sai da pagina que pede login obrigado Ivair Bauru
[31] Comentário enviado por gibagiboia em 22/04/2010 - 09:22h
Caro amigo Ivair, algumas versões dos FeniX, tinham o seguinte problema, quando vc ocupava toda a partição do FeniX, ficando 100% Full, acontecia esta fidiculdade de Login, acredito que seja este o seu caso.
Para resolver o problema faça o seguinte, aparte CTRL + ALT + f2 e tente abrir algum terminal. Digite seu login e senha, se desejar pode logra como root, login roo, senha fenix123, elimine todos os arquivos
descenessário e desta forma ele irá, fazer login.
Se tiver problema e não conseguir entrar nos terminais, recomendo que pegue qualquer Livecd, carregue-o e depois acesse a partição do FeniX e apague dados desnecessários
Entre no xterm ou konsole do LiveCD e monteda seguinte forma mount /dev/sda2 /mnt/sda2 e acesse esta pasta apagando o que for desnecessário.
Se no seu livecd tiver disponivel o programa gparted vc pode redimensionar a partição para que isto não aconteça novamente..
Isto ocorreu por exigência de alguns fabricantes de computadores, que desejavam uma partição de pouco tamanho para o FeniX, para que o processo de clonagem fosse mais rápido.
Nas versões novas, não existe mais este tipo de problema.