Agora criaremos o arquivo
netlogon.bat, que carregará quando o usuário logar no sistema. Você terá que ir em uma máquina Windows abrir o bloco de notas e colocar os seguintes comandos.
net time \\servidor /set /yes
net use g: \\servidor\home\Publico /yes
net use h: \\servidor\home\diretoria /yes
Salve o arquivo como netlogon.bat, depois coloque na pasta netlogon que criarmos no passo anterior.
O \\servidor é o nome do seu servidor Samba, ou pode ser o IP, já público. E diretoria é o diretório que você deseja compartilhar, esse que você definiu no final do arquivo
smb.conf.
Relembrando, atente para criar os diretórios indicados (no arquivo smb.conf): diretoria, netlogon, samba e publico. Dê a eles as seguintes permissões:
# chmod 775 nomedosdiretorios
Dessa forma você não terá problemas.
Agora vamos colocar os usuários que terão permissão de administrador do domínio. Eles terão privilégios para colocar as máquinas no domínio, façamos o seguinte:
# groupadd domainadmin
Depois o comando a seguir:
# net groupmap add unixgroup=domainadmin ntgroup="domain admin" rid=512
Dessa forma, quem estiver dentro do grupo
domainadmin, terá privilégios de administrador, então no nosso caso vamos colocar o usuário falco como admin fazendo o seguinte:
# gpasswd -a falco domainadmin
Pronto, o usuário falco terá permissão de administrador.
Colocando máquina Windows no domínio
Na área de trabalho clique com o botão direito do mouse em "Meu Computador", clique em "Propriedades", depois em "Nome do Computador"... Logo em seguida aparecerá um botão chamado "Alterar", clique nele.
Depois vá na caixa "Domínio", coloque o nome do domínio, que no nosso caso ficou "clickinformatica" e dê Ok.
Ele pedirá usuário e senha do administrador do domínio, no nosso caso foi "falco" e a senha. Ele te dará uma mensagem dizendo boas vindas, pronto, dê Ok em tudo e ele reiniciará.
Faça logon com o usuário criado nos passos anteriores. Você poderá criar quantos usuários quiser e logar em qualquer máquina sem a necessidade de criar nome da máquina, nem nada, mas se você quiser vincular algum usuário a uma determinada máquina e impedir que ele acesse outras máquinas, também pode.
Dê uma pesquisada na comunidade referente a "Ser Mananger" ou gerenciamento de usuários, você encontrará algo com essa ferramenta e poderá gerenciar o usuário de várias formas, dando a ele privilégios e tirando, determinando horários de logon etc.
Pronto, amigos, aí está minha contribuição. Esse artigo foi simples, porém bem útil para quem está começando e está louco para montar um servidor
Linux para autenticação de usuários.
Qualquer erro de ortografia ou concordância favor relevar, tendo em vista que esse é meu primeiro artigo, mas esse te ajudará a fazer muita coisa legal.
Um forte abraço e bons estudos.