Neste HOWTO irei utilizar a seguinte versão: squid-2.4-200205292300.
Após baixar o Squid, crie um diretório no caminho /usr/packages e copie-o para lá.
Depois, digite o seguinte comando:
# tar xvfz squid-2.4-200205292300.tar.gz
Entre no diretório que foi descompactado:
# cd squid-2.4-200205292300
Agora vai depender muito do que você quer fazer:
Se você quer apenas um proxy, digite o comando:
# ./configure --prefix=/usr/local/squid
Se você quer ter um aumento de performance de até 70%, você vai
utilizar além do Squid, mais uma ferramenta chamada Diskd.
A primeira coisa a se fazer é recompilar o kernel do seu
sistema com algumas opções:
options SYSVMSG
options MSGMNB=16384
options MSGMNI=41
options MSGSEG=2049
options MSGSSZ=64
options MSGTQL=512
options SHMSEG=16
options SHMMNI=32
options SHMMAX=2097152
options SHMALL=3096
OBS: Se você ainda não sabe como recompilar o kernel, aguarde,
logo estarei disponibilizando aqui um HOWTO descrevendo como
recompilar seu kernel.
Essas linhas foram utilizadas para a seguinte configuração:
Dual Pentium III/450MHz
512 MB RAM
Analise-as e adeque-as à configuração do seu servidor.
Quando você for configurar o Squid, você vai adicionar a opção --enable:
[1] Comentário enviado por agk em 15/12/2004 - 10:54h
Parabéns pelo artigo, mas tenho uma crítica (construtiva), você diz no artigo que o Diskd aumenta em 70% o desempenho do squid, mas o que ele faz? Você fez testes? Ele aumenta o que, a velocidade de acesso ao cache? Como que é feito isso?
Se puder explicar melhor isso, ou exemplificar de alguma forma para que fique mais claro, vai agregar complemento importante ao artigo.
[ ]'s.
[4] Comentário enviado por DondaJr em 06/10/2005 - 13:38h
Ow .. muito bem explicado.. muito obrigado.. eu ja conheço essas configurações, só q no Fedora core 3 e apanhei muito com slack, mas to gostando muito...
[7] Comentário enviado por julinhoramones em 04/01/2006 - 11:57h
Caro amigo do VOL, seu artigo ficou bem bacana, mas vou fazer algumas críticas construtivas ao mesmo:
A linha que você cita no artigo em relacao a permissao de acesso ao diretorio de logs, não é recomendável por estar dando direitos a qualquer usuário (último octeto) que consiga acesso ao sistema, ter acesso ao diretório de log's.
chmod 777 /usr/local/squid/logs
Em relacao a linha abaixo, onde você fala sobre o parâmetro -D que ele habilita o teste de DNS.
/usr/local/squid/bin/squid -D
este parâmetro refere-se ao desativamento de testes iniciais de resolucao de nomes, isto é utilizado geralmente para evitar que em uma inicializacao do Squid, caso o servidor DNS esteja indisponivel/com tempo de resposta comprometido (por alguma razão, por exemplo, o seu link de acesso esteja com a velocidade ruim no momento) justamente naquele momento. Deste modo, o processo do Squid ira perder um certo tempo, insistindo no teste de resolucao; também utiliza-se este parâmetro não somente pensando em casos que o servidor DNS possa estar indisponivel/demore a responder, mas tambem para agilizar a inicializacao do processo evitando testes de DNS.
Espero que a crítica seja aceita como um complemento ao artigo, e claro, espero que continue contribuindo com o VOL, pois na minha opinião, um artigo tem peso tanto quanto contribuicoes em foruns.
[9] Comentário enviado por odirlei em 09/05/2006 - 10:05h
Primeiro gostaria de parabenizar o Jonas Resenes pelo artigo, e segundo dizer ao amigo julinhoramones que concordo em relação ao chmod 777, e gostaria de pedir o auzílio do mesmo sobre como devo estar configurando os arquivos de cache, ví algo sobre ter que configurar usuário e grupo squid, mas não entendi muito bem... é isso mesmo?
Agradeço desde já :-)
[12] Comentário enviado por gryphonjp em 26/03/2008 - 18:27h
Parabéns pelo artigo. Me ajudou muito e tenho certeza que ajudou a outros iniciantes. Para os demais abstenham-se de críticas DESTRUTIVAS e coloquem apenas críticas construtivas, pois esse cara está ajudando a comunidade muito mais do que você.
Quanto ao JUNGES que teve erro ao executar o ./configure:
Parece que seu compilador gcc está com problemas. Neste caso, tente instalar o SQUID direto do arquivo binário. E tenta também instalar o GCC direto do binário. Por "direto do binário" entenda aquele arquivo de instalação onde você nao precisa compilar. Aquele que não é o fonte.
[13] Comentário enviado por Opinion em 21/12/2008 - 05:23h
apoiado caro colega gryphonjp, nâo entendo porra nenhuma de shew nem de permissoês , estou apouco tempo no linux e sei que,se o cara postou o artigo clonado como disse o tatototino ta querendo me ajudar de alguma forma, aos demais os da parte da criticaconstrutiva estamos precisando de vc,s agora por que nâo criam a forma correta e postam aqui em baixo, pra nos ajudarem heim ? essacomunidade aqui é show de bola manos, vivaolinux viva aliberdade heheheheh .
[14] Comentário enviado por lkcezario em 23/11/2009 - 13:26h
Boa tarde Jonas, tenho uma dúvida quanto ao meu squid, talvez voce consiga me dar uma luz:
Estou com ele pronto e em funcionamento, porém tenho um log que me mostra o que os meus usuários estão acessando, porém nesse log só estão chegando as url´s dos sites, ele não está trazendo os IP´s de quem está acessando os respectivos sites.
Você tem alguma idéia de como eu possa resolver isso?
Desde já agradeço sua colaboração.
[15] Comentário enviado por jtdest em 19/02/2013 - 19:31h
galera me ajuda ei , fiz esse tutorial deu tudo certo , so que quando aplico uma regara no squid tenho que reinicia o servidor para e poder ler a nova regras, como faço sem reinicia , cento os e so dar um reload no squid , no slackware to apanhando
a gradeço ajuda ,