Ano passado precisei adquirir um novo notebook e depois de alguma pesquisa optei pelo Infoway Note W7645 da Itautec. Como trabalho tanto com
Linux quanto com Windows, comprei este equipamento com o Vista, que veio pré-instalado de fábrica.
Após a instalação do
Slackware Linux, percebendo que alguns componentes não tinham sido reconhecidos, entrei em contato com o suporte da Itautec e descobri que apesar venderem este mesmo equipamento com Linux (Librix), a empresa não dá suporte deste sistema para os clientes que adquiriam o produto com Windows.
Placa de som
(Realtek High definition Audio)
Embora a placa de som seja reconhecida pelo sistema imediatamente após a instalação o mesmo não pode ser acessado pelos usuários não root por causa das permissões dos dispositivos.
A solução mais simples é modificar as permissões durante a inicialização. O arquivo
/etc/rc.d/rc.local pode ser usado para esta tarefa. Com seu editor de texto preferido, adicione as seguintes linhas ao arquivo:
/bin/chmod a+rw /dev/adsp
/bin/chmod a+rw /dev/audio
/bin/chmod a+rw /dev/dsp
/bin/chmod a+rw /dev/mixer
/bin/chmod a+rw /dev/sequencer
/bin/chmod a+rw /dev/sequencer2
/bin/chmod a+rw /dev/psaux
/bin/chmod -R a+rw /dev/snd
Não esqueça de certificar-se de que este arquivo esteja executável, caso não esteja habilite com o comando:
# chmod 755 rc.local
Basta executar o script /etc/rc.d/rc.local ou reiniciar seu sistema para ativar as modificações.
Reconhecendo o vídeo no X11
(Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family)
O notebook da Itautec tem chipset Intel e display WideScreen com resolução 1280x800. O device driver se encontra no sistema e sua habilitação pode ser feita de forma simples com o próprio X11 com o seguinte comando:
# Xorg -configure
Será executado um processo de detecção que dura alguns segundos. Em seguida o sistema gera um novo arquivo de configuração para o X11 (sem gerenciador de janelas) em
/root/xorg.conf, que pode ser testado com o comando:
# Xorg -config /root/xorg.conf
Não esqueça, a sequência de teclas Ctrl+Alt+BackSpace finaliza o X11. Depois de comprovado seu funcionamento, troque o arquivo que se encontra em /etc/X11 com os comandos:
# cd /etc/X11
# mv xorg.conf xorg.conf.org
# cp /root/xorg.conf xorg.conf
A partir deste ponto já se pode iniciar o X com o comando "startx" usando seu gerenciador de janelas preferido.
Rede WIFI
(Realtek RTL8187B Wireless 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter)
A placa WIFI é um dos recursos mais interessantes nos PCs atuais, pois permite se conectar as redes de computadores em qualquer lugar e momento. Para utilizar este recurso neste equipamento é necessário a instalação de seu device driver.
Este foi o item em que tive maior dificuldade, pois as informações que encontrei eram relativamente confusas. Embora exista um device driver deste dispositivo escrito para Linux, este se demonstrou instável causando até o travamento do PC. Sendo assim, acabei optando pela instalação com o
ndiswrapper utilizando o device driver para Windows 98 (não utilize o device driver de outra versão do Windows).
Caso você não utilize o slapt-get ou outro gerenciador de pacotes do gênero, pode baixar e instalar o ndiswrapper manualmente através do link:
ndiswrapper-1.54-i486-1sal.tgz
Existe um pacote de device drivers para este dispositivo disponível no site do fabricante do chipset (
www.realtek.com).
Instale primeiro o ndiswrapper com o comando:
# installpkg ndiswrapper-1.54-i486-1sal.tgz
Depois crie o diretório /opt/ndiswrapper, descompacte os device drivers da Realtek e copie para o diretório criado os arquivos net8187b.inf e rtl8187b.sys referentes ao Windows 98. Em seguida instale-os no ndiswrapper com o comando:
# ndiswrapper -i net8187b.inf
Recomendo que reinicie seu PC antes de configurar suas conexões de rede WIFI, pois existem vários itens do sistema influenciados esta configuração.
Conclusão
Como todo usuário do Linux e em especial do Slackware, estou acostumado a ter que realizar os ajustes finos do sistema de forma manual e realmente isso nunca me incomodou muito, pois o desafio também gera aprendizado, mas com certeza a Itautec poderia atrair e agradar clientes com um tratamento melhor por parte do suporte técnico.