Criado por Andrew Tridgell, o Samba é uma excelente ferramenta para fornecer conectividade entre sistemas Windows e Unix-like. Nesse artigo procuro descrever os principais aspectos de sua configuração.
Criado por Andrew Tridgell, o Samba é uma excelente ferramenta para fornecer conectividade entre sistemas Windows e Unix-like, e sua configuração está basicamente concentrada em um único arquivo, que é altamente complexo, mas isto somente no começo de seu uso. Assim que você se acostumar com o programa, verá inúmeras linhas como boas e velhas amigas.
Para configurar o Samba é necessário abrir o arquivo smb.conf em um editor de textos como o Emacs, Jed ou o Kate. Este arquivo se encontra em /etc/samba, é nele que serão feitas todas as alterações para que a conectividade entre o Windows e o Linux funcione.
Caso você não possua em seu PC os pacotes Samba e Samba-Common, será necessária a instalação dos mesmos. Hoje em dia a maioria das distribuições já vem com estes pacotes instalados, exceto as distros que dão boot pelo CDROM usando Cloop, como é o caso do Kurumin ou o Kalango.
ATENÇÃO: Neste artigo não será abordado o assunto como instalar o Samba, supõe-se que você já o tenha instalado na máquina.
[3] Comentário enviado por upaf em 02/05/2006 - 14:40h
Ótimo artigo! Parabéns!
Aproveitando eu queria postar uma dúvida, caso alguém possa me ajudar.
Utilizando um artigo anteirormente postado aqui no VOL, eu criei uma impressora PDF no meu Samba, assim, se alguém quiser transformar um arquivo em PDF, basta imprimí-lo nessa impressora.
Meu problema é que especificamente para esse compartilhamento ImpressoraPDF, eu queria deixá-la SEM AUTENTICAÇÃO de usuário/senha, ou seja, qualquer pessoa poderia utilizá-la.
Tem como fazer isso somente para esse compartilhamento?
[5] Comentário enviado por upaf em 02/05/2006 - 16:09h
dupotter, valeu pela dica, mas não deu certo... :(
Eu também já tentei criar um usuário novo "impressora", dei acesso à ele no Samba e alterei a seguinte linha na configuração do Samba:
guest account = impressora
Coloquei esse usuário na lista de acessos e nada...
Quando eu tento imprimir, o trabalho fica na fila. A única forma de fazer funcionar é fazendo um mapeamento na rede (autenticando), aí, nem que seja com o usuario "impressora", vai legal.
Estou usando o Debian 3.1
Existe algum parâmetro no Samba que diz pra ele usar um usuário específico quando não for um usuário já autenticado? (essa é a idéia da linha acima "guest account"? )
[6] Comentário enviado por dupotter em 03/05/2006 - 07:54h
ai vc ta trocando o usuário guest (fantasma), que no caso seria nobody, por impressora, faz o seguinte, manda seu smb.conf pro meu email, dupotter@gmail.com, ou cola aqui mesmo na caixa de comentário, a parte das impressoras, pra gente poder dar uma olhada.
[7] Comentário enviado por piuquest em 25/08/2006 - 09:14h
Boa!
mas cara tenhu uma dúvida... meu dominio eh 2003 server
e minhas estações linux, as estações estão já todas logando no dominio windows 2003, porém gostaria q aos usuarios se logarem nas estações fosse possível mapear compartilhamentos no 2003 automaticamente de acordo com cada senha!
[10] Comentário enviado por Tyros em 02/11/2006 - 21:17h
Boas, sou novo nisto d linux e tb de samba, e estou com algumas dificuldades em conseguir aceder do linux para uma maquina windows, sera k alguem me podia explicar como faço, quais os comandos a por na prompt, o k tenho d configurar etc etc, ou indicar-me algum toturial. utilizo de momento o fedora 5... abraço e agradecia k alguem podesses esclarecer as minhas duvidas, é bastante importante para mim, obrigado.
[12] Comentário enviado por henriquecorbo em 22/05/2011 - 14:33h
Eu uso o Fedora 14 em um VM no VirtualBox, mas não consegui compartilhar nenhuma pasta o Windows. Existe algum assistente gráfico que possa me auxiliar melhor. Eu não sei onde estou errando.