Requisitos
Antes de tudo, sou iniciante, logo, do modo que eu fiz pode não ser o mais fácil, porém foi o único que deu certo para mim após longas tentativas, e não vi nenhum tutorial que fizesse do mesmo jeito que fiz, então quero contribuir.
O que precisamos?
Basicamente, precisamos de:
- Imagem ISO de 64 bits (eu usei o Ubuntu 16.04 LTS, não testei em outras distros, mas se adaptar o tutorial, pode dar certo, esse tuto será para o Ubuntu)
- Pendrive de no mínimo 8 GB (eu usei um da SanDisk)
- VirtualBox e adicionais de convidados (vai servir para pessoas iniciantes que nem eu, não instalarem o Linux no HD do PC/Notebook, e não irá precisar de um pendrive bootável)
- Paciência (demorei meses para descobrir como instalar em modo UEFI, o processo é longo, mas irá dar certo)
Avisos
- O pendrive que será usado terá seus dados perdidos, faça um backup de seus arquivos.
- Pendrives com menos de 8GB podem não funcionar pelo tamanho do sistema.
- Vamos instalar o Ubuntu para rodar em modo UEFI e não em Legacy.
- No meu caso, tive que habilitar na BIOS a opção "Intel Virtualization Technology" para funcionar o VirtualBox e também desabilitei o "SecureBoot".
- Esses procedimentos foram feitos num notebook com o Windows 10, mesmo assim, nada impede de instalar o programa necessário em sua distro atual!
No VirtualBox (Parte 1)
VirtualBox:
Primeiro devemos instalar o VirtualBox e logo após seus adicionais de convidado para garantir que tudo dê certo. É fácil, só avançar e instalar (se tiver dificuldades, tutorias são o que não faltam na internet).
Criaremos uma máquina virtual clicando em "Novo":
Em "Nome e Sistema Operacional", coloque "Ubuntu" e selecione "próximo" (assim as opções "tipo" e "versão" serão preenchidas automaticamente).
Em "Tamanho da Memória", pode deixar o recomendado, eu tenho 8GB de ram, portanto coloquei "2 GB" ou "2048 MB".
Em "Disco Rígido", não mexa em nada, apenas clique em "criar".
Em "Tipo de Disco de Disco Rígido", não mexa em nada, apenas clique em "próximo".
Em "Armazenamento de Disco rígido físico", não mexa em nada, apenas clique em "próximo".
Em "Localização e tamanho do arquivo", não mexa em nada, apenas clique em "criar". (o tamanho não importa, já que não iremos utilizá-lo).
No VirtualBox (Parte 2)
Agora iremos configurar umas coisas.
Selecione a máquina virtual "Ubuntu" e clique em "Configurações".
Em "Sistemas", na aba "placa-mãe", marque a opção "Habilitar EFI", na aba "processador", marque a opção "Habilitar PAE/NX", não precisa mexer nos "processadores", um só dá conta.
Agora aperte em "ok" e em "Iniciar" (botão tipo seta grande e verde).
Irá pedir para inserir a imagem, tu irá clicar numa pastinha e selecionar a ISO que você baixou. Clique em "iniciar".
Vai Abrir uma nova janela, esse é o Ubuntu sendo virtualizado.
Irá aparecer uma tela do GRUB (se não aparecer, deu algo errado, tente tudo de novo), selecione a primeira opção "Try Ubuntu without installing" e dê "Enter", vamos "testar" o Ubuntu.
O Ubuntu irá iniciar, nós teremos que fazer algumas alterações no pendrive, para isso, "espete" o pendrive no PC/notebook.
Quando o Ubuntu ligar, tu irá ver a opção "Install Ubuntu 16.04 LTS" ainda não iremos nessa.
No canto superior da janela (eu disse a janela em que o Ubuntu está sendo virtualizado!) vão ter algumas opções, vá em "Dispositivos" "USB" e selecione o seu pendrive, no meu caso está escrito "SanDisk".
Clique no botão grande e roxo com o logo do Ubuntu.
Vamos pesquisar por "Gparted", abra-o.
Você verá a partição criada pelo VirtualBox, vamos mudar no canto superior direito da janela do Gparted, para o pendrive que foi inserido, vai estar "/dev/sda", mude para "/dev/sdb" (se for o seu pendrive, veja o tamanho para ter a certeza).
Agora vamos clicar com o botão direito do mouse em cima da barra grande. Clique em "umount".
Em "Device" clique em "create partition table...", na opção "msdos" mude para "gpt", e pressione "apply" (isso vai fazer uma diferença na hora de instalar em modo UEFI).
Agora vamos clicar com o botão direito do mouse em cima da barra grande. Clique em "new", em "New size" coloque acima de 50 e em "file system" coloque "FAT32" clique em "add" (os dados que ocuparão essa parte não irão ser maiores que 50 mb) em minhas tentativas coloquei "512" (um absurdo).
Vamos aplicar as alterações, para isso clique num "botão verde" do lado direito da seta em vermelho, clique em "Apply" e em seguida "Close".
Podemos fechar o Gparted e agora iremos para a instalação do Ubuntu.