Este texto é uma espécie de cartilha do bom censo, onde falo sobre o que devemos e o que não devemos fazer quando estamos procurando ajuda ou tentando ajudar alguém que está ingressando comunidade Linux. Será que você está se comportando devidamente? Leia e descubra.
Todo mundo já teve alguma dúvida na hora de instalar, configurar,
reinstalar ou compilar algum programa no Linux. O grande problema
na minha opinião é a falta de vontade ou talvez a preguiça de quem
está tentando aprender.
Entro quase todo dia no canal de IRC #vivaolinux e é muito
comum ainda surgirem dúvidas do tipo: "como monto uma partição
Windows?", muitos dizem que não tem tempo de ficar procurando
ou estão com muita pressa, mas isso não cola. Experimente entrar no
Google e digitar "montar
partição no Windows", no índice de resultados aparecem no mínimo
1000 páginas. Se você não tem tempo pra fazer uma busca no Google,
vai ter tempo pra entrar no IRC? :P
Quando entrar em algum canal, não fique perguntando "n" vezes
seguidas: "Alguém pode me ajudar?", isso é muito chato e só
atrapalha. Seja objetivo, chegue e pergunte o que quer de uma vez,
exemplo: "Fui instalar o apache + php , mas não deu certo, o que pode estar acontecendo?".
Fique atento aos tópicos dos canais, muitos não permitem perguntas
em negrito ou em pvt. Tem canal que não pode escrever nem a dúvida,
então pra que ter o canal? Hehehe... Quando for fazer perguntas em
fóruns, listas e coisas do gênero, evite tópicos do tipo:
"Problema", "Alguém sabe?", "Já viram isso?",
esse tipo de tópico geralmente é ignorado, pois não dá pra saber do
que se trata sem precisar de entrar no link do tópico primeiro. Outra
coisa, os usuários novos e menos experientes tem que entender que a
grande maioria do pessoal que contribui com a comunidade trabalha e
não tem todo o tempo do mundo pra responder perguntas, muitas vezes a
resposta pode demorar para aparecer ou então por falta de hábito o
iniciante deixa de usar a busca do site e manda uma pergunta que já
tem várias respostas.
Não se ache superior por usar uma distribuição X e o outro usuário
usar Y, não é a distribuição que faz a diferença e sim o seu
administrador.
[2] Comentário enviado por jeffestanislau em 09/12/2003 - 07:48h
Fala André,
Gostei do artigo, e quero resaltar e pontos:
1. Dê que os iniciantes devem lembrar sempre que nós "também trabalhamos"!
2. Que quem for contribuir com uma resposta deve sempre usar palavras que incentive e ajude o solicitante, nunca menosprezando-o, pois assim prejudica a imagem da comunidade.
3. E que quem ajuda de maneira efetiva, com respostas, artigos, links, confs, scripts e etc, faz isso porque quer ver a comunidade linux crescer, faz isso porque gosta realmente gosta deste sistema e já cansou de se decepcionar com o outro...
Blz!!!
obs: Só espero que os iniciantes não tenham preguiça de ler e aprender um pouco com este artigo.
[3] Comentário enviado por repolho em 09/12/2003 - 08:45h
Outra coisa que os newbies tem que ter, é o espirito Software Livre, que por mais que tenha meios de ter tudo na mao, tem que correr atras, se esforcar e dar o maximo de si para conseguir o que precisa. e o mais importante, se lembrar que existe gente mais Newbas que ele mesmo, e que eles tambem precisando de Ajuda, por isso aquele famoso ditado "É dando que se recebe" , entao pessoal... AJUDE ;)
[4] Comentário enviado por thiagosc em 09/12/2003 - 12:37h
É muito importante a ajuda para usuários novos, não quer dizer que se eles perguntam coisas simples que não devemos ajudar e insentivar cada vez mais a procurar e estudar para resolver os problemas. Seu artigo ficou muito bom mas parece que vc está um pouco revoltado com os usuários novos e acredito que a comunidade nunca nega uma resposta por mais simples que seja sobre o linux, pois é isso que faz que ela cresca cada dia mais. Lembre-se que um dia vc também não tinha muitos conhecimentos sobre o Linux!!! Mas mesmo assim parabéns pelo artigo !
[7] Comentário enviado por Oki em 09/12/2003 - 15:47h
_simmons_,
Tá bala seu artigo :-), é isso mesmo.
Ahhh o #vivaolinux funciona praticamente 24h, só não vale ficar com preguiça prá ir lá aprender um pouco mais de Linux e se divertir um pouco com o pessoal.
[9] Comentário enviado por luizgmendes em 10/12/2003 - 20:36h
Outra coisa também: Em muitos foruns porai a resposta pode ser achada fazendo uma busca simples no próprio forum. Então antes de entrar com um novo tópico, veja se o fórum tem um serviço de busca ( a maioria tem) e tente procurar primeiro. Muitos assuntos como montar partição winodows, winmodem, qual distribuição é melhor etc... são firurinhas carimbadas em fóruns......Aquele que nunca fez uma perguntinha boba em forum atire a primeira pedra !!!!!
[11] Comentário enviado por bramax em 18/09/2004 - 15:40h
Seu artigo ficou muito bom mas parece que vc está um pouco revoltado com os usuários novos e acredito que a comunidade nunca nega uma resposta por mais simples que seja sobre o linux, pois é isso que faz que ela cresca cada dia mais.
Dá uma olhadinha no Fórum do Kurumin... Eu deixei de entrar lá pq muitas vezes a única resposta q alguém consegue lá é "larga de ser preguicoso" ou "não vou perder meu tempo com vc". É duro admitir, mas é a verdade... Gracas a Deus aqui no VivaOLinux a comunidade é bem educada e solidária, por isso estou sempre aqui.
_simmons_, muito bom seu artigo, apoio o que vc disse sobre termos paciência com o usuário newbie, e apoio mais ainda que devemos dar apenas os ingredientes e não a receita toda. Não custa nada ensinar comandos como man[nome do programa], mount -[vfat/reiserfs/etc...], entre outros e indicar o site do Google... mas tudo na moral, sem ofender ninguém. Como disse mais acima, é por isso que frequento o VivaOLinux, aqui existe respeito ao novo usuário...