Na era atual, onde sistemas comerciais, aplicativos web e serviços corporativos precisam de respostas precisas e eficientes para comportar alto conteúdo e gerenciamento de dados, é sem dúvida essencial uma estrutura uniforme, complexa e dinâmica para atender necessidades básicas como infraestrutura, segurança e confiabilidade. No entanto para suprir estes pontos, uma tendência em sistemas distribuídos vem se destacando na mídia, cujo o nome expressa um sentido exato do que realmente está por trás de códigos, cabos e computadores.
Computação em Nuvem, ou
Cloud Computing, é um desenvolvimento elaborado para que sistemas e aplicativos de forma geral funcionem totalmente via web (internet), ou seja, não há necessidade do aplicativo/documento esteja na máquina, com apenas um computador ligado a rede é possível acessar as informações desejadas.
Porém a tecnologia Cloud Computing não resolve apenas este tipo de problema, seu desenvolvimento permite sanar diversos fatores cruciais para uma aplicativo ou empresas sem muita infraestrutura. Por exemplo, uma empresa que possui uma quantidade relativamente pequena de funcionários e tem necessidade de possuir serviços como e-mail, compartilhamento de arquivos, offices, sites corporativos, entre outros serviços, no mínimo precisaria de servidores montados com Postfix, Samba, OpenOffice, Apache, Xampp.
Até aqui tudo bem, todos os softwares citados são gratuitos (free), o problema surge quando se fala de infraestrutura, ou seja, como manter uma estrutura desse porte sem um servidor de qualidade, haja visto que quando se fala em tecnologia no Brasil, existem algumas barreiras, principalmente econômica, ainda se paga caro para ter um servidor robusto, sem contar os fatores secundários como a comunicação desses servidores com a rede (internet), seria preciso um link de dados (banda larga) razoável para comportar estes tipos de serviços.
A Cloud Computing tem como conceito básico a interligação de computadores de altíssima tecnologia interconectados via rede (internet), seguindo o princípio básico da computação em grade, ou seja, um modelo capaz de alcançar altas taxas de processamento que por sua vez compartilham tarefas entre si. Não existe a necessidade de instalação de programa na maquina local, e seu armazenamento é "estocado" via web com capacidade cada vez maior de dados e conteúdo.
Em virtude deste serviço ser utilizado via web, o acesso a programas é totalmente feito remotamente e com uma exclusividade interessante, os dados que trafegam na web ficam imunes de vírus e spans das máquinas locais. Não é preciso se preocupar com o sistema operacional, seja Windows,
Linux ou Mac, a computação na nuvem sempre estaria ligada a web, apenas um browser instalado em seu sistema operacional pode resolver o acesso com a "nuvem", outro fator interessante neste seguimento é que sua estrutura é totalmente centralizada, as informações aqui sempre são únicas não havendo duplicidade ou concorrência entre dados, pois a fonte é a mesma para todos usuários conectados a ferramenta.