O Cacic foi desenvolvido pelo Escritório Regional da DATAPREV no Espírito Santo e é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras.
As principais funcionalidades do CACIC até a presente data são:
Coleta informações de compartilhamentos de diretórios e impressoras;
Permite que sejam coletadas informações sobre compartilhamentos de diretórios e impressoras dos computadores e disponibilizá-las aos administradores de sistemas
Coleta informações de hardware
Permite que sejam coletadas diversas informações sobre o hardware dos computadores, tais como Memória, Placa de Vídeo, CPU, Discos Rígidos (informações o sistema de arquivos, capacidade, utilização), BIOS, Placa de Rede, Placa Mãe, etc. e também alertar os administradores de sistemas quando forem identificadas alterações na configuração dos componentes de hardware.
Coleta informações sobre os sistemas monitorados
Permite que sejam coletadas as informações dos sistemas previamente cadastrados (o cadastro é feito através da análise do executável do programa, arquivos de configuração e chaves no registro).
Coleta informações do antivírus OfficeScan
Informações como a versão do engine, versão do pattern, endereço do servidor, data da instalação do antivírus instalado nas máquinas
Coleta informações de patrimônio
Essa ação permite que sejam coletadas diversas informações sobre Patrimônio e Localização Física dos computadores.
Coleta Informações de Software
Permite que sejam coletadas informações sobre a versão de diversos softwares instalados nos computadores, onde são coletadas, por exemplo, informações sobre as versões do Internet Explorer, Mozilla, DirectX, ADO, BDE, DAO, Java Runtime Environment, etc.
Relatórios
O CACIC permite gerar relatórios de todas as informações coletadas. Nesses relatórios é possível selecionar qual o tipo de informação desejada (ex. hardware/software) e também utilizar-se filtros para seleção de informação a ser exibidas no relatório tornando-o extremamente personalizável.
[6] Comentário enviado por mpinho em 28/04/2006 - 23:20h
Eu venho acompanhado o desenvolvimento do Cacic desde que ele se tornou público e a maior limitação por enquanto que vejo nele é que há um cliente linux básico, feito em Perl a partir de uma adaptação do cliente do OCSinventory (http://ocsinventory.sourceforge.net/), mas o cliente está sendo reescrito em Python. Não testei ainda essa nova versão. Também acho o ritmo de desenvolvimento um pouco lento por haver um predomínio de desenvolvedores em diversos órgãos públicos. Mas torço para o sucesso do projeto e espero poder usá-lo em produção e colaborar.
Eu pessoamente venho usando por enquanto o OCSinventory com sucesso e acho sua concepção mais bem bolada, especialmente agora quando irá se unir com o software GLPI
[7] Comentário enviado por Xxoin em 01/05/2006 - 03:24h
Fabuloso!!!
Aplausos para a Equipe de desenvolvimento, e para os que de um modo ou outro estão trabalhando na documentação, onde se inclui o autor do artigo: drosenfeld .
[8] Comentário enviado por rafamb em 01/05/2006 - 04:47h
Excelente artigo, serve pra apresentar o CACIC pro pessoal que nunca tinha ouvido falar, e ainda vem com um tutorial de instalação e utlização excelente.
[9] Comentário enviado por nictuku em 08/05/2006 - 18:06h
Só uma observação. Não há no artigo original a indicação de que o conteúdo poderia ser distribuído. Eu, como um dos autores, não vejo problemas nisso, mas é um mau costume copiar um conteúdo sem autorização.
Adaptarei o wiki da comunidade indicando que todos os textos deverão ser licenciados sob uma licença livre (provavelmente alguma versão da Creative Commons). Só assim essa cópia seria devidamente autorizada :-).
[10] Comentário enviado por drosenfeld em 10/05/2006 - 11:56h
Olá Yves Junqueira,
Primeiramente prazer em conhece-lo!!, admiro muito seu trabalho.
Gostaria de esclarecer que ESTE TUTORIAL NÃO FUI PUBLICADO SEM AUTORIZAÇÃO.
Falei diretamente com a Sra. Rejaine Monteiro(autora original do tutorial), pedindo autorização. Rejaine aprovou a idéia e sugeriu para entrar em contato com os demais autores também o Sr. Corinto Meffe. Falei com o Sr. Corinto que atestou a idéia e inclusive me enviou material extra para colocar no artigo.
Tentei entrar em contato inclusive com você, mais não tive sucesso.
Acho a idéia dos textos serem licenciados ótimos, evitará ocorrer este tipo de confusão.
[13] Comentário enviado por segalla em 25/05/2006 - 10:21h
Devo ser meio retardado, não consegui baixar o CACIC.
Primeiro pede usuário e senha, depois achei em outro lugar pra por Nome e Email que entram em contato. Não entraram até agora.
Bom, empresa do governo o que mais poderíamos esperar.
E o povo burro ainda vai votar no bando de novo, cada povo tem o governo que merece, afinal se o povo não sabe de nada porque o presidente deveria saber de alguma coisa, ele é do povo.
[14] Comentário enviado por xbunecox em 07/06/2006 - 11:45h
eu tive o seguinte problema ao startar o httpd do apache, estou usando a distro mandriva e estou seguindo o manual que eles disponibilizam... porem os pacotes do apache o sistema não achou com o comando urpmi, quando fui baixar e instalar ele diziar que já estava instalado, ocorri o seguinte erro...
Starting httpd: Syntax error on line 3 of /etc/httpd/modules.d/14_mod_auth_radius.conf:
Cannot load /etc/httpd/extramodules/mod_auth_radius.so into server: /etc/httpd/extramodules/mod_auth_radius.so: undefined symbol: ap_snprintf
[17] Comentário enviado por jogenio em 10/03/2008 - 16:46h
olá gente, estou com problemas, o ftp tah ok, nas estações faço todas as configurações, no gerente tbm fiz, mais nao starta o serviço, alguem tem alguma idéia?? não consigo puxar nenhuma informação das maquinas..
ogrigado