Conforme referências encontradas na internet sobre o Lighttpd e análise do desempenho utilizando o httpref (logs em anexo do testes - benchmark), realizando uma comparação com httpd e adotando configuração semelhante entre os dois servidores web, foi obtido o seguinte resultado.
Lighttpd: é um servidor com menos recursos, distribuindo parte das tarefas para outros aplicativos/serviços e dessa forma é considerado mais leve em comparação com outros servidores com um número maior de recursos. Adota também algumas metodologias e tecnologias que reduzem sua segurança em prol de maior desempenho. É ideal para sites estáticos e demonstra um alto desempenho nesse caso, pois não necessita de módulos extras e padrões de comunicação além dos tradicionais.
Em sites dinâmicos, na qual utilizam uma linguagem back-end, trabalha com a tecnologia CGI ou FASTCGI como plano de fundo. CGI foi bastante usado nos primórdios da internet, pois permite a geração de páginas dinâmicas e também possibilita que um navegador passe parâmetros para programas instalados no servidor na qual estar rodando o site/sistema. CGI foi deixado de lado pelos servidores web e maioria das linguagens não recomendam sua utilização devida vários problemas de segurança. Algumas linguagens permitem ainda a utilização do CGI com ressalvas sobre a forma de utilização e as brechas de segurança.
FastCGI é uma nova versão do CGI, na verdade uma variação, com o objetivo de reduzir a carga associada a interface/páginas em um servidor web e programas CGI, possibilitando que um servidor web possa tratar um número maior de requisições.
No meu caso, o web service estaria rodando simultaneamente com outros serviços, tanto sites estáticos, dinâmicos e sistemas em background (php-cli). Nesse caso, foi realizado testes com o Lighttpd para melhorar o tempo de resposta de um exemplo de web service. Porém o Lighttpd não possui suporte para o mimetype "application/soap+XML" e logo para o protoloco SOAP, o que impossibilitou sua utilização.
Foi aberto um
tópico no fórum da comunidade do Lighttpd e ainda estou esperando um retorno de alguém, abri em (15/03/2010) outro tópico em um segundo fórum, porém ainda espero uma solução.
Termino esse tutorial com a figura abaixo e deixo cada uma tirar suas próprias conclusões.
Referências
(É bom visitar alguns links)