Cloud Computing está na moda. Grandes empresas estão direcionando seus esforços e tecnologia para este modelo, no qual distribuem, através da internet, suas aplicações e seus serviços, para que todos tenham acesso.
A vantagem de usar este modelo, sem sombra de dúvidas, é a redução de custos, principalmente aqueles que envolvem TCO (Technical Operation Costs). Isso pelo simples fato de você contratar um host, que fornecerá espaço e infraestrutura de poderosos Data Centers, não havendo necessidade de contratar ou utilizar, no quesito físico, a sua aplicação funcionando.
Outras vantagens estão no poder do hardware oferecido e no fato de não ser preciso adquirir servidores, softwares e equipamentos que seriam necessários para suportar sua aplicação. Afinal, no momento em que você contrata o host, ele se torna o seu parceiro, para manter o hardware e o software sempre em dia para você, prevenindo até possíveis desastres que estão no dia a dia de quem trabalha administrando uma aplicação.
Segundo uma pesquisa realizada envolvendo 1.200 empresas, 33% delas pretendem mudar a forma tradicional de oferecimento de softwares para um modelo baseado em nuvens, e este número deverá crescer ainda mais conforme a facilidade e o surgimento de novas tecnologias.
Existem algumas siglas que diferenciam o tipo de Cloud Computing a ser utilizado (SaaS, PaaS, IaaS). Ao escolher a forma de cloud que sua empresa adotará, você deverá levar em consideração uma infinidade de variáveis e verificar se realmente vale a pena a adoção total ou parcial de um serviço nestes moldes.
Muitas empresas aina não confiam em fornecer ou preparar suas aplicações para trabalhar em nuvens, devido ao fato de as informações não estarem mais "dentro de casa" e por terem receio sobre a forma como a segurança e o uso destas informações serão realizados.
Outro ponto a ser observado deverá ser a capacidade do provedor de serviços em assegurar integridade, disponibilidade e velocidade para sua aplicação, visto que, hoje em dia, as maiores empresas no setor de Data Centers vêm enfrentando problemas gravíssimos para manter os serviços disponíveis 24x7.
Ao pensarmos na disponibilização de banco de dados em nuvens, sofremos destas mesmas dores. Confiar no provedor de serviços pode não ser uma tarefa simples, mas se a redução de custos e as vantagens oferecidas pela Cloud Computing chamaram sua atenção, vamos agora começar a pensar em como disponibilizar o banco de dados para que sua aplicação e seus serviços consigam acessa-lá.
Algumas empresas que oferecem este tipo de serviço preparam o banco de dados para obter o máximo de desempenho. É importante analisar as vantagens que cada provedor de serviços disponibiliza em termos de tecnologia.
As mais utilizadas atualmente e que são essenciais para garantir o desempenho e a integridade do banco de dados são:
- alta disponibilidade e redundância;
- trabalho em clusters;
- arquitetura mult-tenant;
- escalabilidade;
- segurança através de firewalls e criptografia;
- e muitas outras opções e vantagens que são oferecidas quando se trata de um Data Center de alta performance e uma boa plataforma de banco de dados.
Em termos de arquitetura, ou seja, como sua aplicação "conversará" com o banco de dados remoto, podemos trabalhar de algumas maneiras. A primeira delas é você ter também sua aplicação disponível em uma nuvem que pode estar ou não no mesmo servidor de serviços. A segunda opção é manter sua aplicação funcionando dentro da infraestrutura de sua empresa e acessar remotamente o banco de dados que se encontra no Data Center.