Utilizei o Biglinux 4.2 por muito tempo, e agora está na hora de aposentá-lo. Mas qual distribuição escolher para um computador com processador Sempron 1.9 ghz, 512 MB de RAM, placa mãe com chipset Nvidia? Eis aqui a questão! Muitos diriam: usa o Puppy Linux, usa o Damn Small Linux, outras opções seriam o Slitaz e o TinyCore. Mas eu optei por uma distribuição mais completa: o Mint Linux!
O Biglinux 4.2, minha antiga distribuição, utilizava o KDE 3.5 como ambiente de trabalho. Eu adoro esta versão do KDE, pois me oferece todos os recursos que eu desejo e ainda por cima é leve se comparado às atuais opções.
Alguns meses atrás eu descobri o Trinity Desktop Environment, o TDE, um fork do KDE 3.5! Minha vida estava salva, resolvi me aventurar a instalar o TDE no Mint Linux....
Foi bem fácil!
Adicionei os repositórios:
deb http://ppa.quickbuild.pearsoncomputing.net/trinity/trinity/ubuntu maverick main
deb-src http://ppa.quickbuild.pearsoncomputing.net/trinity/trinity/ubuntu maverick main
deb http://ppa.quickbuild.pearsoncomputing.net/trinity/trinity-builddeps/ubuntu maverick main
deb-src http://ppa.quickbuild.pearsoncomputing.net/trinity/trinity-builddeps/ubuntu maverick main
Após isto, fui verificar o consumo de memória do meu sistema na inicialização, e tive uma surpresa: com o TDE o Mint Linux consome cerca de 140 MB de RAM, o mesmo que era consumido pelo XFCE e pelo LXDE.
[4] Comentário enviado por removido em 07/12/2010 - 09:23h
O TDE usa temos do KDE 3.5 direitinho. Porém, se você pegar algum pacote de tema para o KDE 3.5 você deve instalar em /opt/kde3 para que o TDE possa usá-lo.
Eu peguei o pacote kdestyle-serenity dos repositórios do Ubuntu Hardy e descompactei-o (não fiz a instalação do pacote porque geraria conflitos) em /opt/kde3 e agora estou usando o estilo Serenity para os botões.
[5] Comentário enviado por removido em 07/12/2010 - 09:25h
Se fosse para escolher entre KDE 4 e Gnome, eu prefiro o KDE 4 por ser mais bonito e consumir praticamente o mesmo de memória. Aliás, neste meu computador, experimentei uma instalação básica do KDE 4 e iniciou consumindo 250 MB de RAM, praticamente o mesmo que o Gnome consumia quando instalei o Mint Linux.
Porém, com o Trinity Desktop Environment o consumo ficou entre 140 MB a 180 MB.
[7] Comentário enviado por marcrock em 07/12/2010 - 15:30h
Ótimo artigo bilufe!!!
Linux em hardware antigo é um assunto que me interessa muito, pois o meu é pré-histórico :-) e qualquer gota a mais de desempenho é bem vinda. Eu uso e recomendo o Slackware para qualquer máquina antiga como a minha, já usei Ubuntu durante muito tempo e acho uma distro excelente, mas pra hardware antigo é melhor usar um Debian puro ao invés do Ubuntu e seus devivados !!!
Quanto a interface gráfica, podemos ver claramente que o KDE 3.5 ainda é melhor que o KDE 4 em muitos aspectos, vemos isso o tempo todo no mundo da informática. Eu mesmo ainda tenho o 3.5 aqui no Slack, fiz uma instalação em partição separada e um script de correção de variáveis de ambiente e posso rodar o 3.5.10 e digo uma coisa: O 3.5 perde no visual, mas ganha fácil em desempenho e usabilidade!!!
Esses dias compilei o E17 aqui e postei alguns screens, eu pensava que seria extremamente lento no meu hardware antigo, mas tem um consumo de memória e processamento apenas mediano e pra min é uma opção viável, mas não é um DE completo como o KDE. Olha o screenshot: http://vivaolinux.com.br/screenshot/Enlightenment-E17-Black/
[9] Comentário enviado por removido em 07/12/2010 - 16:37h
Interessante relato de sua experiência.
Também não conhecia esse TDE, parece bem amigável e personalizável.
Outra coisa que também gostei foi da sua forma de escrever, parecendo uma crônica. rs