1) Agora começa a ficar divertida nossa brincadeira, colocar a mão na massa sempre é melhor que ficar só na teoria. Então!!? Você está preparado pra se sujar?
Obs.: A instalação descrita nesse artigo foi feita levando em consideração que você utilizará o DVD de instalação baixado do site oficial do openSUSE.
1. O primeiro passo é configurar sua máquina para dar o boot a partir do DVD, para isso é preciso que você entre no setup de sua máquina e configure o primeiro boot para ser feito do seu CD-ROM ou DVD, salve essa modificação e reinicie a máquina com o DVD do SuSE. Quando seu micro procura pelo sistema operacional no DVD, o instalador do SuSE entra em execução e apresenta sua tela inicial.
Nessa tela temos várias opções:
- Boot from Hard Disk (essa opção faz o boot passar para o HD);
- Installation (essa é a opção que escolheremos, ela instalará o SuSE em nosso HD);
- Repair Installed System (utilizada para reparar o sistema de instalação);
- Rescue System (recuperar o sistema caso depois de algum tempo surgir problemas);
- Firmware Test (testar o firmware);
- Memory Teste (testar a memória do seu micro).
Obs.: Pressionando a tecla F2 do seu teclado você pode mudar o idioma para o português.
Escolha a segunda opção (installation) e pressione enter.
2. Na primeira tela é feita a configuração do seu teclado e a linguagem que utilizará:
Escolha a linguagem que preferir e o layout do teclado que estiver utilizando. Aceite os termos de licença selecionando a caixinha branca e clique em próximo (NEXT).
3. Na segunda tela será feita uma análise do seu micro para encontrar todos os hardwares e executar a instalação do mesmo.
Aguarde enquanto ele faz e verificação e clique em próximo (NEXT) quando concluir.
4. A terceira tela apresenta os modos de instalação.
Escolha "Nova instalação" (New installation) e clique em próximo (NEXT).
5. No próximo passo devemos escolher a região onde moramos e o fuso horário:
Escolha seu país e uma time-zone.
Obs.: Observe que suas escolhas aparecem marcadas no mapa.
6. A nossa quinta tela apresenta qual ambiente gráfico utilizaremos:
- Gnome
- KDE 4.0
- KDE 3.5
- Outros
O KDE 4.0 é a última versão do KDE, está boa e bonita, mas eu recomendo a versão do KDE 3.5, pois todos já estão familiarizados com ela. Escolha uma e clique em próximo (NEXT).
7. Na sexta tela temos que configurar nossas partições:
O SuSE consegue reconhecer todas as partições que existem em seu computador e outros sistemas operacionais que estejam instalados, como por exemplo o Windows. Feito esse reconhecimento ele sugere uma configuração de partição que ele acha melhor para você, normalmente a sugestão dele é ótima, não sendo necessário alterar nada. Mas se preferir fazer alterações, basta clicar em "Edit Partition Setup" (Editar Partição) e fazer as alterações que achar melhor.
Obs.: Se você possuir um outro sistema operacional, ele criará um gerenciador de boot em sistemas operacionais (GRUB), dessa forma na hora em que você der o boot na sua máquina, ele apresentará uma tela perguntando qual sistema deseja iniciar. Mas isso é assunto de um futuro tutorial.
8. Na sétima tela criaremos um usuário:
No campo "User's Full Name" digite seu nome completo. Ex.: Weverton Oliveira Dias.
Em "Username" somente o primeiro nome. Ex.: Weverton
Password escolha uma senha.
Confirm Password: digite a senha novamente.
Desmarque as opções usar esta senha para administrador do sistema (Use this password for System administrator) e login automático (Automatic login). Clique em próximo (NEXT).
9. O próximo passo é parecido com o anterior, só que devemos cadastrar uma senha para o administrador do sistema em
Linux, o famoso (ROOT). Não se preocupe com isso agora, esse usuário root será discutido no próximo artigo. Escolha uma senha para o administrador, confirme-a e clique em próximo (NEXT).
10. A oitava tela exibirá uma visão geral de tudo que configuramos até agora:
Nela é possível verificarmos quais partições, boot e software estamos adicionando, criando ou removendo do micro, linguagem, teclado etc estamos configurando. Se quisermos alterar algo basta selecionarmos alterar (Change...) e fazer as alterações.
Após confirmar tudo, clique em instalar (install) para o SuSE ser instalado no seu micro.
11. A tela seguinte é para confirmar a instalação:
Preste atenção se tudo que foi feito até agora está correto, tente lembrar se não está faltando nada que queira instalar, pois essa é a última chance de voltar um passo atrás e mudar. Se tudo estiver correto, confirme clicando em instalar (install).
12. Se tudo correu bem até aqui, o SuSE apresentará uma tela mostrando os pacotes a serem instalados, o tamanho e o percentual do processo de instalação.
13. E finalizando apresentará a tela das configurações que serão executadas no seu sistema.
Espere tudo terminar, remova o DVD do seu PC e reinicialize-o caso não seja feito isso automaticamente, depois é só desfrutar do seu novo Sistema Operacional.
Conclusão
Agora que estamos com o openSUSE instalado, podemos começar a brincar com o sistema. No próximo artigo descreverei como o sistema de arquivos do openSUSE Linux funciona.
Espero que postem comentários sobre o artigo, críticas construtivas e destrutivas serão bem vindas, pois elas servirão para me orientar sobre a forma de escrever os artigos. Tentarei responder todas as dúvidas sobre os meus artigos.
Obrigado e até o próximo.