Salve comunidade VOL, andei pesquisando e não encontrei nenhum artigo ou documentação a respeito de Emacs, então achei interessante descrever um pouco sobre esse ótimo editor de textos para que os iniciantes possam se virar com ele. Espero que gostem!
Agora o emacs vai mostrar o que esconde de legal e interessante a
se pesquisar.
No emacs os textos sendo editados levam o nome de BUFFER, ou seja, o arquivo /etc/inittab que você editou lá trás era apenas um buffer. Vamos aos comandos:
C-u NUMERO C-f - Este comando executa C-f quantas vezes for descrita na variável NUMERO, por exemplo no caso de NUMERO ser 8 seria repetido C-f 8 vezes, ou seja andaria 8 casas a sua frente.
C-g - Este comando se comporta como um CTRL + C em um terminal bash do Linux, ele para o comando que você executou, bom no caso você tecle errado ou tenha "travado" seu emacs.
No emacs há também comandos que são travados por padrão para que o usuário não cometa erros ao editar seu texto, por exemplo experimente executar.
C-x C-l - Este comando, trará algumas perguntas na linha, e é melhor você responder "n" para a pergunta ou simplesmente utilizar o C-g.
No emacs há ainda uma opção muito legal, sabe quando você está naquele teu arquivo bem distante do seu "/"? Então, não precisa sair do seu texto atual, para abrir outro, duvida???
C-x 2 - Este comando dividirá a tela ao meio e assim podendo editar os textos sem necessitar sair de nenhum dos dois.
Bom, mas caso eu queira editar um novamente?????
C-x 3 - dividirá novamente a tela, porém terá um tamanho muito reduzido.
C-x o - Para navegar entre as telas existentes.
Caso queira deixar apenas uma aberta e fechar o resto, selecione uma com o C-x o e depois use.
C-x 1 - Para deixar aberta apenas aquela que possuir o cursor.
Bom, mas quero editar uns 10 arquivos ao mesmo tempo, aí aconselho você a utilizar o conceito de buffer do emacs. Agora utilize:
C-x C-f - Abrir texto.
C-x C-b - Mostrará seus buffers atuais, sendo assim você pode ir "navegando" por eles com outro comando).
C-x b NOME_DO_BUFFER - Substitua o NOME_DO_BUFFER pelo nome que foi exibido no C-x C-b, por default ele mostrará o que você saiu antes de ir para o atual.
O emacs de tempos em tempos, grava teus buffers sendo editados com o nome do arquivo mais um "~" ou "#" no final do arquivo, para caso de um crash no sistema você não perca horas de digitação em vão!
Bom como vc pode ver ... documentação existe, e em abundancia, portanto dizer que não achou Documentação ou Artigos do Emacs, soou no minimo meio pretencioso. Seu artigo ta bacana, mas cuidado com referencias como a do titulo do Artigo, pois alguns articuladores podem se sentir meio ofendidos.
[2] Comentário enviado por fabio em 21/11/2004 - 12:16h
Sejamos justos, nenhum dos links acima mencionados são amplamente divulgados e aqui no Viva o Linux mesmo não há documentação sobre Emacs. Eu mesmo nunca havia entrado em nenhum desses sites.
Enfim, apesar de ser viManíaco, achei bem bacana o artigo.
Aí Anderson, Domingo é dia de curtir com a mina rapaz, deixa o mal humor pra Segunda-feira :)))
[4] Comentário enviado por y2h4ck em 21/11/2004 - 22:31h
:-X
O Emacs edita arquivos de Sottwares proprietarios como o Word por exemplo ?
Editar digo, Abrir , modificar e depois salvar ? ou da apenas pra Ler ? ou sei la eheh nem isso dah ? eheh