Este artigo descreve a configuração NFS - Network File System de maneira fácil e rápida. apresentando alguns conceitos e exemplos.
O NFS é um sistemas de arquivos essencial para um administrador de rede linux.
NFS - Network File System (Sistema de Arquivos de Rede)
O NFS é um sistema de arquivos criado com o objetivo de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores de rede. Usando NFS, os usuários e programas podem acessar arquivos em sistemas remotos quase como se fossem arquivos locais.
Como funciona
O NFS funciona da seguinte forma: um servidor e um cliente (ou mais clientes). O servidor exporta um determinado diretório ou arquivo para que seus clientes acessem remotamente como de fosse um arquivo local.
Para o perfeito funcionamento são necessários alguns daemons configurados e rodando. Veremos esses daemons mais a frente.
Obs: Essa configuração é baseada no RedHat, podendo conter algumas diferenças para outras ditros.
[2] Comentário enviado por luiscarlos em 09/06/2005 - 00:17h
O NFS é um servidor facil de ser implementado, o artigo ficou ótimo, mas axo que ficaria melhor se fosse mostrado as opcoes de exportacao de diretorio, como ro, rw, root_squash, no root_squash, syn e async, mas exceto isso ficou otimo, parabens!!!
[3] Comentário enviado por daniel.breda em 09/06/2005 - 09:34h
Muito bom, só que eu tenho uma pequena duvida quanto a configuração do servidor, você falou que tem que colocar o nome da maquina e a permição né: "cliente (rw)".
E se for mais de uma maquina eu tenho que separar com virgula, ponto e virgula, dois pontos ou oque?
[6] Comentário enviado por luiscarlos em 10/06/2005 - 00:40h
Daniel.Breda, se vc tiver mais de uma maquina, basta vc continuar acrescentando as maquinas, poderia ficar de duas formas
1º
/home/mp3 cliente1 (rw) cliente2 (rw) cliente3 (rw)
ou assim
2º
/home/mp3 cliente1 (rw)
/home/mp3 cliente2 (rw)
/home/mp3 cliente3 (rw)