Neste artigo mostrarei alguns recursos úteis para os amantes de shell-script, mas que não querem escrever somente scripts, e sim verdadeiros e complexos programas.
Mas, afinal, qual a diferença entre um script e um programa?
Bem, não há uma linha que divide os dois tipos, mas em geral um script é algo descartável. Normalmente é um conjunto de passos que visam automatizar alguma tarefa. Não mais que isso.
Ser um script ou um programa independe da linguagem utilizada. Isso significa que é possível fazer programas ultra-complexos utilizando linguagens interpretadas como python, php ou tcl. E também é possível escrever programas pequenos e simples com linguagens como C, C++ ou Java.
Mas é claro que normalmente escolhemos linguagens mais simples para criarmos scripts; e as mais poderosas para criar programas complexos.
Outro diferencial entre um mero script e um programa é o fato de programas normalmente serem constantemente atualizados. Como scripts são descartáveis, de que adianta os desenvolver continuamente? Você normalmente os utiliza quando com pressa. Escreve umas poucas linhas e pronto. Não é necessário documentar nem nada.
Tendo isso em mente, tento neste artigo mostrar alguns truques que você pode utilizar em seus programas em bash. Algumas delas aumentam e muito o consumo de processamento do programa, mas muitas vezes precisamos deixar um pouco de lado o desempenho e pensar em comodidade! (Não, não fiz referência à Java ;-)).
[2] Comentário enviado por tenchi em 07/02/2008 - 20:00h
Ah hugoeustaquio, não é que você está certo? rsrs
Acabei dizendo tal bobagem para mostrar que algumas operações do bash se assemelham muito às de linguagens como C, onde 1 é verdadeiro e 0, falso. O problema é que muitas pessoas simplesmente desconhecem tais recursos.
Mas valeu pela correção ;-)
[5] Comentário enviado por everton3x em 08/02/2008 - 11:57h
Muito bom artigo, não tanto por mostrar como fazer "algumas coisinhas" com Shell Script, mas principalmente por mostrar aos pagãos o quão poderoso é o bash.
Parabéns!
[7] Comentário enviado por Teixeira em 09/02/2008 - 22:15h
Gostei muito do artigo.
Eu mesmo tinha outra idéia do assunto, pois achava que a coisa seria muito complicada.
O amigo veio provar o contrário.
Pode ser complexo no início, e exige grande disciplina, mas certamente complicado não é.
( Normalmente é a verbose que assusta um pouco )
Parabéns !