Neste artigo procuro mostrar a estrutura - tabelas, cadeias e regras - a configuração, a criação de regras do firewall Netfilter/Iptables - nativo do Linux desde a versão 2.4.0 do kernel - bem como suas principais opções para criação de regras de firewall.
Para criar as regras do firewall com iptables pode ser utilizado o terminal de comandos para digitar regra por regra. Este caso é útil somente para testar a funcionalidade das regras, pois seria inviável digitar no terminal todas as regras do firewall de um grande servidor ou ate mesmo de um computador doméstico toda vez que este for reiniciado.
Uma maneira mais inteligente e bem mais prática é a criação de um script feito em Shell para que seja chamado na inicialização do sistema.
7.1. Comandos
A estrutura do comando para criar regras do iptables é:
Estas duas regras redirecionam a porta 80 para a porta 3128, utilizado em servidores proxy.
7.3. Módulos do kernel
Como padrão o kernel vem com as partes referentes a segurança por firewall carregadas como módulos. Desta forma estes módulos deverão ser chamados por comando ou por script. Alguns módulos básicos para o funcionamento do firewall são: ip_tables, módulo básico do iptables, iptable_nat.
[1] Comentário enviado por PCMasterPB em 29/10/2005 - 22:10h
Cara, seu artigo está ótimo, e qdo li ele finalmente entendi as benditas chains PREROUTING, POSTROUTING, INPUT, OUTPUT e FORWARD e qual a lógica delas. Muito bom mesmo.
[4] Comentário enviado por fabio em 30/10/2005 - 01:18h
Bom, como não tenho tempo nem dinheiro de sobra pra comprar e ler "vários" livros, esse artigo foi uma mão na roda, foi direto ao ponto. Muito bem escrito e explicado, meus parabéns!
Em tempo, você é do contra mesmo heim wrochal?!?! Ops. confundi... é articulador.
[5] Comentário enviado por removido em 30/10/2005 - 12:35h
Fábio,
Acho que vc esta me confudindo, estou apenas falando meu ponto de vista diante o artigo, que tudo que ele disse esta igual e similar o que esta escrito nos livros.
[6] Comentário enviado por removido em 30/10/2005 - 19:16h
estando ou não em um livro, é inegável que a abordagem de kilocan é bastante objetiva e esclarecedora, além do mais o próprio autor informa da bibliografia que a informação saiu das páginas de manual e devemos lembrar que nem todos dominam o idioma yankee.
excelente artigo!